Páginas

segunda-feira, julho 06, 2009

Ronaldo em Madrid a falar espanhol

Sou um amador de futebol "soft". Não por preconceito, mas por falta de oportunidade para me dedicar mais ao interesse do jogo. E confesso que me irrita demasiado o absurdo mundo do futebol com aquelas criaturas de perfil mafioso e de uma boçalidade sem limites.

Percebo pouco da bola, mas quando vi o Ronaldo jogar pela primeira vez, na televisão, fiquei fascinado com o miúdo. Era um jogador a ter um gozo infinito em campo, expressivo, rápido, ágil, surpreendente, engenhoso, inteligente, e com uma alegria estampada no rosto, naqueles braços que pareciam abraçar o mundo depois de um golo.

Um jogador deve ter gozo no campo, como um músico em palco, como um fotógrafo envolvido numa acção no terreno da reportagem. Gosto de gente assim: que sofre e tem prazer no trabalho, que se dedica de alma e coração ao que faz.

Deus protegeu Ronaldo e ele hoje teve uma apoteótica recepção em Madrid, com o estádio do Real Madrid a transbordar com os 85 mil espectadores que só lá foram para darem as boas vindas ao jogador.

Ronaldo esqueceu o português e falou num portunhol estudado. Acho que os loucos madrilenos que ali estavam, ficariam marados se o portuga ousasse falar português. Portanto, quem paga é quem manda e aqueles pagam demasiado bem para serem contrariados.

Não saberemos se Ronaldo se irá juntar aos portugueses famosos que agora querem trocar a nacionalidade portuguesa pela brasileira ou pela espanhola.

Hoje, o amargo José Saramago disse aos jornais que se estava a marimbar, se o Miguel Sousa Tavares quer ir viver para o Brasil. Mas já não diria o mesmo pelo facto de Maria João Pires querer ser brasileira. Afinal, a pianista quer nacionalidade nos dois carrinhos (um pouco como Saramago) e Miguel Sousa Tavares fará o que o coração lhe ditar, sabendo nós que o conhecemos que o fará sempre como opção pessoal, sentido da liberdade e não por uma birra de intelectual subsidio-dependente que quer sempre fazer chantagem com o lobbie intelectual para sacar mais uns tostões.

Ronaldo fez hoje muito por Portugal. Embora o Presidente Cavaco (esse professor de economia que tanto acreditava nas virtudes do mercado!) tenha feito aquele lamentável comentário ao saber do valor que o Real Madrid decidira dar pelo português.

Tinha hoje ficado bem ao Presidente emendar a mão e ter desejado a Ronaldo um grande tempo em Espanha, com sucesso e sorte. O que for para ele será também para o país. Ele, ao menos, triunfa sem pedir subsídios, sem chorar que o Estado português não o ajuda. Pelo contrário: o seu Presidente ficou apenas surpreendido pelo seu valor. Fantástico!!!

Assim Maria João Pires usasse só e apenas os seus talentosos dedos para tocar, e Saramago usasse os seus dedos apenas e só para escrever os seus livros para quem gosta e tem pachorra para os ler.Façam como o Ronaldo: trabalhem mais e chorem menos. Boa sorte Ronaldo.

2 comentários:

  1. Vejam o artigo relacionado com a promiscuidade entre Dinheiros público e Interesses privados no blogue O Flamingo.

    ResponderEliminar
  2. porque é quue toda a gente com tendencia dextra não gosta se saramago. será que alguem consegue explicar em cem palavras?

    ResponderEliminar