Páginas

sexta-feira, maio 01, 2009

Vital Moreira, o camarada em fuga!

Vista pelo lado dos manifestantes da CGTP, no 1º de Maio, a presença de Vital Moreira não deixa de ser uma provocação. O que sentirá um militante do Partido Comunista, da classe mais baixa e sofrida da população, que ao eleger o seu dia de luta encara com um ex-camarada, agora candidato a um lugar elegível na Europa, que ele tanto combateu enquanto comunista ? E ainda por cima aparece a usar aquele espaço de manifestação como mais uma sessão de propaganda eleitoral ? A raiva só pode vir ao de cima.

O Partido Socialista devia compreender que aquele espaço não é o seu. O espaço sindical do PS é o da UGT onde o seu secretário-geral é figura de proa: elogia Sócrates no Congresso, e põe os seus militantes a gritarem PS depois de Sócrates ter acusado a CGTP de andar a reboque do PCP.

A fúria incontida dos militantes basistas (e básicos) da CGTP pode e deve ser criticada, mas isso é o lado formal da coisa.

O que está em causa é que Vital Moreira foi um provocador ao ter aparecido na manifestação da CGTP. Numa inspiração à Paulinha das feiras, Vital quis usar a multidão para ali tomar um banho, acabou por levar uma banhada.

As gaffes do homem de Coimbra não acabam. Cada cavadela uma minhoca. Os camaradas que em 1975 proibiram a entrada de Mário Soares e Manuel Alegre no Estádio 1º de Maio ( eu estava lá e tenho fotos desses momentos) foram os mesmos que hoje quiseram sovar Vital. Mas há 35 anos Vital Moreira estava do lado dos que o enxotaram hoje, e ele terá achado que era democrático proibir a entrada de direitistas na festa operária. O camarada está agora do outro lado da barricada. Passou-se do comunismo revisionista para o socialismo liberalóide, sem ideologia, nem cartilha, nem ambição social. O socialismo dos amarelos, dos verdadeiros traidores da classe operária.

Vital bem pode meter a cassete e dizer que está habituado aquelas cenas: e cita despudoradamente a cena de pancadaria na campanha presidencial de Soares na Marinha Grande. É preciso lata e abuso de confiança. Vital Moreira não tem autoridade democrática para evocar essa cena. Soares foi sempre um democrata, enquanto ele se transformou num revisionista arrependido.

Cá se fazem, cá se levam. Perdem-se as que caem no chão.

9 comentários:

  1. Que pena não terem levado umas criancinhas com os magalhães na mão, a fugirem com os ditos da turba iletrada e assassina, se no 1º take não ficar bem, a gente repete

    ResponderEliminar
  2. Bom dia LUÍZ
    Diz o POVO e com razão...! " Só se perderam as que caíram no chão".
    Parabéns por mais esta postagem.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  3. Pois eu fico com a ideia que tudo isto foi encenado é que dá jeito haver um "mártir" para falarem dele e subir nas sondagens.
    O engenheiro esse já tem a sua conta e nas autarquicas vamos ver se não aparecerão por aí umas "vitimas".
    Niniguém fala do homem tem que se arranjar uma forma de ser falado.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez bem POSTADO...NO ALVO!!!!!É isso
    mesmo,aliás bastou ver a fronha do "camarada"
    VITALINO,na sede do p.s.....uma vergonha,aquele
    comunicado diz tudo.Então o p.c.p. "tem de pedir desculpas"???Então se eu estivesse lá e desse uns estalos no "camarada" VITAL, eu que nem sou comunista, era o p.c.p. que devia pedir desculpas por mim? numa manifestaçâo de trabalhadores???Que lata ,esta merda mete nojo e ainda a "procissâo vai no adro" L.R.

    ResponderEliminar
  5. Nu e cru. Parabéns pela prosa...
    Claro que cenas de violência são sempre lamentáveis...
    Revelas a careca desse "socialismo liberalóide, sem ideologia, nem cartilha, nem ambição social. O socialismo dos amarelos, dos verdadeiros traidores da classe operária", é tão socialista que até fez um código do Trabalho mais reaccionário que o do Bagão e que têm como porta-voz o porta-voz das mepresas de trabalho temporário.

    ResponderEliminar
  6. É bom não esquecer, que o Dr. Soares tava em baixo
    na corrida para o trono, depois de levar na corneta (marinha grande) melhorou tanto que até ganhou

    ResponderEliminar
  7. Afinal que porra é esta? qualquer desempregado pela política desatrosa deste governo/ps não pode dar umas cassetadas a um dos gajos que acha que isto tá na maior?
    Vejam o que esta a acontecer lá fora com os trabalhadores a irem ao focinho (mas pra doer) aos gestores e políticos que andam a gamar.

    ResponderEliminar
  8. E ainda veremos mais mais encenações destas: os xuxalistas adoram fazer-se de vítimas, para assim obterem mais uns votitos dos indecisos.

    ResponderEliminar
  9. «(...)“Gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral? Serão provocadores alheios à política, desesperados por sofrerem esta crise e que pensam que o inimigo é o PS e o candidato independente às eleições europeias?… Não se pode simplificar tanto, nem na rua nem nos gabinetes”, escreveu Saramago na crónica que o DN publica hoje(...)»

    ...Hahahahahahahah!... ...delicioso... (Parabéns Vital ! Resultou em pleno!)

    Desde quando Vital Moreira (ex-militante do núcleo duro de Cunhal, a quem muitos na altura o referiam como «o Delfim») é, politicamente, ingénuo? Será que alguém acredita que um personagem destas, não sabia o que ia provocar?

    Mas, sejamos justos. Que Partido é este, que se deixa enredar por uma manobra tão básica de provocação e entrega ao inimigo tanta munição? Falta - com toda a certeza - um imenso movimento de rectificação marxista. Existe aqui a prova de um "desnorte" perigoso, de ignorância básica das normas militância revolucionária. Amoleceram e adormeceram no posto. (Reformismo, doença senil do Comunismo...)Tão Estalinistas para umas coisas (o acessório), e para o fundamental, tão próximos da senilidade monárquica...

    [PCP = Tigre de Papel; Hipocrisia/Incompetência 1/trabalhadores 0 ]

    ..por estas e por outras, nunca perdoarei a «unificação» disciplinar de 80 imposta de forma injusta e anti-democrática aos «estudantes pequeno-burgueses» da UEC (Naquele pseudo-Congresso saíram 50% dos quadros, o que facilitou imenso a vitória da AD nas escolas e universidades. E engrossou de modo espantoso org. como o incipiente PSR e UJCR, que até à data nada eram no meio estudantil. Que no fundo, diga-se de passagem, foi um infeliz «saltar da frigideira para o lume»...)

    É claro, que com esta "prática", entretanto, a "Democracia" agradece e festeja... Bravo meus heróis!... ...belo serviço... ...assim a novela pode continuar...

    «Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro» Napoleão Bonaparte. Frase preferida neste momento de Vital & Cº.

    Obrigadinho pelo serviço! Podem «limpar as mãos à parede»...

    ResponderEliminar