Páginas

terça-feira, março 31, 2009

Portugal, capital do móvel e o Ikea


Quando era adolescente sonhava com um país moderno, o contrário daquele em que Marcelo Caetano falava em família e colava cartazes na Avenida de Roma a dizerem "Moçambique: Praias de Sol, Praias de Sonho" ou outro:" Droga, loucura, morte!".

Para mim um país moderno era uma sociedade como aquela que era descrita no livro "O Prémio", um romance medíocre, mas que para mim me relatava um tipo de vida inatingível: democracia, liberdade de expressão, libertação dos costumes e dos comportamentos. Sonhava com uma sociedade culta e igualitária, competente, sem preconceitos, uma sociedade de amor livre sem barreiras, sem as amarras do casamento tradicional, sem a opressão da religião. Uma sociedade com regalias e trabalho, com justiça e disciplina, com respeito pelos velhos e com uma preocupação muito especial nas crianças e na educação.

Era a social-democracia. Um sistema onde havia um nivelamento por cima, não demasiadas clivagens sociais, e uma parcimónia entre ordenados mais baixos e mais altos. Uma sociedade de famílias felizes dentro de carrinhas Volvo, de solteirões felizes, com um cinema de arte, onde o Bergman era o arquétipo e Sven Nikvist o director de fotografia, que transformava a vida num preto-e-branco denso, fabricado com a luz natural, a que Deus nos dá.
Podia acrescentar a isto uma banda sonora de jazz, tão vibrante como aquela sequência matinal no filme Cenas da Vida Conjugal.

O que menos queria era um país ordinário e mesquinho, de novos-ricos e de gente trabalhadora à beira do limiar da pobreza. É o país das rotundas e da capital do móvel!!

De gestores que andaram anos a jogar em casinos da alta finança, de carreiristas, de gente sem brio nem sentido profissional. Nunca imaginei um país de políticos sem missão, nem ideologia, nem modelo. Nunca pensei que a democracia fosse apenas e só a legitimação nas urnas do oportunismo e da corrupção.

Portanto: chegado aqui, em Abril, passados não sei quantos anos sobre uma revolução que foi uma ópera bufa total, a desilusão é evidente.
Ao entrar no IKEA reencontro sempre parte desse meu sonho de adolescente. Bom gosto, racionalidade, economia de meios, sentido de serviço ao cidadão, preços decentes, serenidade, cultura de empresa. Um modo de vida.

Não é por acaso que é uma das empresas que está a passar ao lado da crise. Tem um patrão forte e que não alinhou em engenharias financeiras para crescer. Apostou no trabalho, na qualidade.
A fortuna não lhe subiu à cabeça. Anda de autocarro, dorme em residenciais, e acompanha tudo a par e passo na empresa. As empresas são como os países e vice-versa. Não acham?

4 comentários:

  1. és um chato. Mas sei que, por vezes, revelas o teu "Eu".Sei o que procuras e respeito isso. Procuro o mesmo. Adorava que este País fosse exemplo em alguma coisa. Sou pobre, mas ambos procuramos o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Pais! Sítio mal frequentado, isso sim...

    ResponderEliminar
  3. Acho. Mas, engraçado, não o consigo imaginar adolescente, sonhador, contra os valores do tempo da outra senhora ou tão pouco a acreditar realmente no que diz.

    "Uma sociedade com regalias e trabalho, com justiça e disciplina, com respeito pelos velhos e com uma preocupação muito especial nas crianças e na educação" - olha-se para si, ouvimo-lo falar e agir, e vâ-se mesmo que são exactamente os seus ideais.

    Algures no tempo deve ter havido em si um 25 de Novembro que lhe anulou os ideais pró-abrilescos. Foi quando lhe caíu a barba, certo? Ou já nasceu mesmo envelhecido e tem passado o tempo, como hoje, a fazer de conta?

    ResponderEliminar
  4. Caro Luiz,

    o IKEA pode ser o modelo da social democracia com que sonhou. Mas posso afiançar-lhe que o Senhor Ingvar Kamprad, sendo frugal, gosta muito menos de pagar impostos do que os seus compatriotas suecos e, ao contrário do que o Luiz diz, "alinhou em engenharias financeiras para crescer".

    A estrutura de remuneração dos accionistas do IKEA é muito mais eficiente do que o "flat packing" dos móveis. Envolve a Stichting INGKA nos Países Baixos que terá um valor acumulado de 36 mil milhões de USD cuja aplicação não é conhecida do público. Para mais informações consulte o artigo do Economist de 2006:

    http://www.economist.com/business/displaystory.cfm?story_id=6919139

    ResponderEliminar