Páginas

terça-feira, março 24, 2009

O simplex-complex das Finanças de Cascais

A AVENTURA DE UM CIDADÃO NUMA REPARTIÇÃO SIMPLEX DE FINANÇAS

A minha aventura de hoje nas finanças de Cascais, e que eu relatei em directo ao longo da manhã no Twitter, mostra bem como a burocracia está longe de ser varrida no país.

Conto a história:

Em Setembro sou convocado às finanças porque não aceitaram um atestado do médico do meu filho para efeitos de deduções no IRS. Pediram-me um outro atestado, mas nunca me disseram que deveria ser passado pelo Delegado de Saúde de Cascais. Quando voltei com outro atestado do meu médico é que percebi o que era preciso. Só a 5 de Março é que consegui ser recebido por uma junta médica que se limitou a confirmar aquilo que estava escrito no atestado que eu apresentara logo em Setembro. A confirmação oficial do atestado foi dada passados 10 dias úteis: era pôr um carimbo e uma assinatura!

Com o atestado da junta médica assinado pelo Delegado de Saúde rumei às finanças. Tentei não perder uma manhã de trabalho. Nunca o consegui. Hoje decidi tirar a manhã para entregar o documento e assim recuperar o dinheiro retido da devolução do meu IRS.

Chego às 9:30 com 4o pessoas à frente. Vou tomar café e decido por intuição tirar outra senha que já ia em 72. Quando passadas duas horas sou atendido a funcionária exige o BI do meu filho e o cartão de contribuinte. Disse-lhe que não os tinha mas que as Finanças sabiam que o David era meu filho. Faz parte do agregado declarado, tem nº de contribuinte, tem segurança social, logo existe. Não. Tinha de mostrar o BI.
Volto a casa a correr, e como tinha a senha 72, ainda consigo ser atendido em cima do fecho da repartição ( fecha hora e meia para almoço!!) por outra funcionária que, aceita o documento, pergunta-me a idade do filho e entrega-me um papel em como está tudo resolvido." Então não quer o BI do meu filho?"-pergunto. "Não é preciso, disse-me a idade dele, confiei em si". Não queria acreditar. Dei-lhe os parabéns pelo seu desempenho como funcionária e apontei a colega como uma burocrata incompetente.

Podia ter feito queixa da burocrata mas de certeza que me ia chatear, e que teria como resposta que ela cumpriu o seu papel. Na volta ainda castigavam a segunda por facilitismo ou negligência.

Portanto, caro Sócrates: o simplex está na cabeçorra das pessoas. E é essa inovação de mentalidades que devíamos fazer. Mas isso também só se faz com escola, instrução, cultura e com gente que goste do que faz, e que seja compensada quando faz bem e penalizada quando faz mal. Este batalhão de funcionários públicos mal pagos, que gera uma mentalidade mesquinha e medíocre, ressabiados, fartos de atenderem milhares de cidadãos desgraçados, que têm de estender a mão para serem atendidos por um Estado que não respeita ninguém...dá em tudo isto. O país foi sempre isto, disfarçou uns tempos, agora com esta economia de guerra é que vão voltar ao de cimo o pior das pessoas e a desgraça das nossas instituições.

Entretanto ninguém sabe quando vou ter mesmo de volta o reembolso do meu IRS de 2007!

7 comentários:

  1. Ainda há pouco tempo deu uma reportagem na TV sobre uma situação parecida, em que um funcionário das finanças já mandava a pessoa ter de ir à Madeira para tratar de um assunto que podia ser facilmente tratado no continente, mas ao ser atendido pouco tempo depois por outro funcionário, o mesmo resolveu a situação em minutos.
    Viva a república das bananex!

    ResponderEliminar
  2. Há sempre essa malta, que exerce o poder no seu pequeno feudo.
    Em todo o caso as coisas têm melhorado significativamente (também mau era, claro).

    ResponderEliminar
  3. Você tem reembolso de IRS!
    Hum...! :)

    JJ

    ResponderEliminar
  4. Atiro um foguete...!
    É que há mais de dois meses que não conseguia enviar um comentário, pois ficava eternamente pendurado na treta das "verificação de palavras" que você nos obriga a inserir.

    Então, mas você ainda precisa de se deslocar ao balcão das finanças, não resolve isso pela internet...!?

    Olhe, eu já há séculos que não vou ao balcão das finanças ou do banco, a não ser que esteja por lá uma funcionária jeitosa.

    JJ


    JJ

    ResponderEliminar
  5. Luiz, aqui tem dois momentos felizes nos quais todos nós devíamos reflectir:
    http://img152.imageshack.us/img152/112/88974101.jpg
    http://img259.imageshack.us/img259/2745/jossocratesmrmagooamort.jpg

    ResponderEliminar
  6. o Simplex não é para facilitar seja quem for mas sim para melhorar o control que os estados têm sobre os cidadãos :

    O simplex não é uma politica se Socrates mas sim da UE !!!

    Passei muito tempor sem vir a este blog , mas está tudo na mesma ; O LC continua a malhar em ferro frio e anda ainda com conjutivite que não o permite ver as razões e motivações verdadeiras dos governantes!!!! É daqueles que ainda acredita no Pai Natal!!!!

    ResponderEliminar
  7. Viver em Portugal custa o preço que o Sr Diretor das Finanças quiser; e diz ele, é geral.
    Fim da ditadura Neo-Zocialista!

    ResponderEliminar