Páginas

sábado, fevereiro 21, 2009

Atrás de Sócrates

Sócrates em Sever do Vouga. Foto Luiz Carvalho/Expresso

Levantei-me pela fresca e rumei a Sever do Vouga para fotografar Sócrates a apresentar o projecto de uma barragem. É muito bom ir aos locais, ver, ouvir, poder observar os pormenores. À espera do Primeiro estavam as habituais personalidades locais, desde o Presidente da Câmara aos vereadores e outros assessores.
Para resumir, que a noite vai longa e estou cansado. Sócrates foi anunciar a construção de uma barragem que espera há 7 anos para avançar. Passou de uma versão para regadio, para outra metendo a EDP. Sócrates vem com o discurso das eólicas e das barragens, repetindo que não gosta de petróleo, que é pelo ambiente. pois bem: é pelo ambiente, mas aquela barragem vai destruir o rio Teixeira que é dos mais belos que temos, com cascatas e água pura, vai destruir a paisagem, pois vai deixar a descoberto no verão uma cota de 20 metros, logo a balela que aquilo vai promover o turismo na zona é mentira, a adjudicação foi por concurso directo e o estudo de impacto ambiental foi feito em Coimbra, com o rabo sentado nas secretárias, sem nunca ter sido consultado ninguém da região.
A energia produzida pelas barragens é 2 por cento das nossas necessidades, a paisagem é destruída, mas Sócrates diz que gosta do ambiente. Os amigos empreiteiros também.

Mas também nenhum jornalista (?) ali presente teve a competência de questionar isto e a notícia sobre ele que o Público de hoje trazia.

2 comentários:

  1. «nenhum jornalista (?) ali presente teve a competência»

    Não sabia que ainda existe competência no jornalismo!

    ResponderEliminar
  2. "Sócrates defensor do ambiente". Essa só faz rir. Souselas, Freeport, etc. É tudo uma questão de gravato

    ResponderEliminar