Páginas

domingo, janeiro 18, 2009

Fotógrafo de Obama é português


Do Diário Digital:

O luso-descendente de origem açoriana Pete Souza foi nomeado fotógrafo oficial da Casa Branca pela equipa do Presidente eleito, Barack Obama, segundo a Associação norte-americana de Fotojornalistas, refere a Lusa.

Numa entrevista ao jornal da associação, Pete Souza confirmou ter aceite o convite para fotógrafo oficial da Casa Branca, que lhe foi feito pelo porta-voz e futuro secretário de imprensa de Barack Obama, Robert Gibbs.

Souza, 54 anos, adiantou ter aceite a posição de fotógrafo oficial na condição de documentar a presidência de Obama «em nome da história».

Com Barack Obama, que toma posse terça-feira, Pete Souza regressa à Casa Branca, onde já esteve como fotógrafo oficial de Ronald Reagan.

«O Pete é uma grande pessoa e um fotógrafo maravilhoso», disse Gibbs, acrescentando que a Casa Branca tem sorte em tê-lo de volta.

O luso-descendente conheceu o Presidente eleito Obama em Janeiro de 2005, no primeiro dia do então senador no Capitólio.

Souza, que trabalhava para o Chicago Tribune, documentou o primeiro ano de Obama no Senado, bem como as suas viagens a sete países.

O resultado desse trabalho foi compilado em Julho passado no livro «The Rise of Barack Obama», que integrou a lista de «best-sellers» do New York Times.

Na altura do lançamento, em entrevista à Lusa, Pete Souza previu que Barack Obama chegaria à Casa Branca e admitiu que gostaria de ser seu fotógrafo oficial.

«Depois de alguns meses a documentar o senador Obama, tornou-se claro que tinha os atributos necessários a um futuro Presidente dos Estados Unidos», disse, destacando a sua «notável» história de vida, os dotes de «poderoso» orador e a forma como se relaciona com as pessoas e como estas lhe respondem.

Neto de emigrantes açorianos, Pete Souza é fotojornalista freelance e professor assistente na Universidade de Ohio, contando no currículo com trabalhos publicados na National Geographic, Fortune e Newsweek e mais de cinco anos de experiência como fotógrafo oficial da Casa Branca.

Como fotojornalista esteve também, após o 11 de Setembro, entre os primeiros jornalistas que cobriram a queda de Cabul, no Afeganistão, onde chegou depois de ter cruzado as montanhas Hindu Kush a cavalo com quase um metro de neve.

Admirador de Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, David Halberstam e Bruce Springsteen, Pete Souza disse alimentar o desejo de um dia regressar aos Açores para poder registar em imagens a vida no arquipélago.

«Em 1988, acompanhei o meu tio numa visita à ilha onde nasceram os meus avós. É um lugar maravilhoso. Espero regressar, contou.

Natural de South Dartmouth, Massachussets, Pete Souza graduou-se com distinção em comunicação social na Universidade de Boston e obteve um mestrado em jornalismo e comunicação de massas na Universidade de Kansas.

Sem comentários:

Enviar um comentário