Páginas

sexta-feira, janeiro 23, 2009

As crónicas punjentes de Pedro Múrias

Foi diagnosticado um cancro ao meu amigo Pedro Múrias. Conheço o Pedro há muitos anos, desde os tempos de O Jornal, onde ele começou como fotógrafo. O Pedro é de uma riqueza humana extraordinária, um conversador cativante, um grande amigo. Quanto mais se conhece mais se gosta dele. Encontro-o todas as manhãs na Escola Florinda Leal, em S. João do Estoril, onde a sua filha e o meu filho mais novo andam. Isto vem a talhe de foice, porque ele tem publicado no Rádio Clube Português, onde é jornalista e membro da direcção, umas crónicas empolgantes que tem escrito e lido, a partir da sua experiência nas salas de espera dos hospitais por onde tem deambulado.
São peças de uma densidade rara em rádio.Punjentes. Claro que o facto de ser seu amigo me pode levar a ser mais parcial na apreciação, mas estou certo que os ouvintes do fim de tarde no RCP (por volta das 18,30) têm gostado fortemente das crónicas. Elas revelam, com sentido de humor e um profundo respeito pelo sofrimento e solidão alheios, o que é a vida lateral de muitos cidadãos que, fragilizados, têm de suportar o calvário do sofrimento nos antros dos hospitais portugueses. Embora ele refira sempre que os médicos e as suas equipas são de uma disponibilidade total para assistirem os que, doentes, precisam de vencer.
Não sei se as crónicas estão online.Dêem um salto ao site do RCP. Vale mesmo a pena ouvir. Estamos perante um jornalismo que urge ressuscitar. O jornalismo de proximidade, de autor.

Um grande abraço Pedro, e que segunda-feira seja um dia mesmo a teu favor.

10 comentários:

  1. Olá! Só para dizer que as crónicas podem ser ouvidas em: http://radioclube.clix.pt/podcast/index.aspx?id=135
    Um abraço,
    A direcção do clube de fans do Pedro

    ResponderEliminar
  2. Anseio as 18,15 para ouvir as tuas crónicas, faz-me ficar agarrada ao rádio. felizmente que é na hora da saida do emprego e posso ouvir com calma e atenção, se fosse em casa se calhar já não seria assim. Força Pedro continua assim. Que Deus te continue a dar a força que tens tido, tudo vai correr bem.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço pessoalmente o Sr. Pedro Múrias, mas oiço todos os dias as "Crónicas da Sala de Espera" que ele muito bem conta. E conta de uma forma tão real e verdadeira que chegam por vezes a comover. Quem quiser ouvir as crónicas, estão postadas no RCP em sistema PodCast.
    Para o Sr. Pedro Múrias os meus agradecimentos por nos deliciar com tão bom momento de rádio que diáriamente por voltas das 18,30 ele nos oferece.
    Desejo-lhe as rápidas melhoras e que o "Halley" que ele tem saía, o mais rápido possivel dele.

    Uma sugestão:
    Tanta gente que escreve livros sem qualidade, acho que as crónicas dele deveríam ser editadas em livro.
    É esse o desafio que lanço ao Luis Carvalho.

    Grande abraço
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  4. Só para dar toda a força do mundo ao Pedro que conheço só de o escutar no rcp, as cronicas dele a mim tocam-me de uma forma muito intensa,e a de hoje o que tinha de belo tinha de triste ao mesmo tempo falava da saudade que tinha do colo de seu pai e isto a mim........................,mas Pedro que daqui a uns meses que olhes para isto como um pesadelo que acabou,e vais ver que vai mesmo ser assim um abraço do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro. Chamo-me Teresa e descobri,em Maio de 2008 que tenho um Gliobastoma Multiforme de Grau IV localizado no centro da fala e que me dá, na melhor das hipoteses, 2 anos de vida. Muito haveria a dizer sobre isto mas gostaria de partilhar consigo uma coisa que tem sido vital para mim: se não fossem os piores dias da minha vida, atrever-me-ia a dizer que têm sido os melhores por tudo o que tenho vivido desde aí.De facto,as manifestações de amizade tem sido tantas,apareceram amigos que eu não via há mais de 20 anos, assim, do nada...Com 43 anos e um filho de 12, é difícil imaginá-lo sem mãe tão cedo. Hoje não consigo escrever mais. Um abraço muito grande para si, do fundo do coração

    ResponderEliminar
  6. É para mim uma prioridade ouvir as "Crónicas da Sala de Espera", todos os dias, a caminho das minhas aulas. Para além de toda a solidariedade para com Pedro Múrias encaro as suas conversas como uma resiliência que, por si só, já o torna um vencedor. Melhores dias virão e bem haja pelo "serviço público" que presta a todos nós, em estado de doença ou (ainda) não.

    A. Patricio

    ResponderEliminar
  7. Acho que todos nós devia-mos pensar bem á cerca destas situações tão marcantes e o quanto elas podem mudar a vida de uma pessoa!muita força e coragem!

    Andreia

    ResponderEliminar
  8. Olá, boa tarde Pedro
    Sou daquelas pessoas que o cancro já fez parte da minha esfera familiar, eu na altura tinha 16 anos e hoje 36 e tudo aquilo que descreveu nas suas crónicas eu senti ao acompanhar a minha mãe, só não sabia, nem sei hoje exprimir dessa forma, mas consegui rever e reviver aqueles corredores de Santa Maria.
    Acredito e espero que esteja melhor. Mas o meu post de hoje é para o apoiar e manifestar a minha estranheza da sua dispensa dos quadros do rádio clube português, a quem o fez que Deus não lhes traga nenhum castigo pelo caminho.

    ResponderEliminar
  9. People
    Eu preciso urgentemente de contactar o Pedro Murias por e-mail pois posso ajuda-lo a combater o cancro.
    Por favor providenciar-me o contacto para o e-mail capela.jp@gmail.com.
    Um abraco de obrigado
    Pedro Capela

    ResponderEliminar
  10. gosto muito do seu livro a minha mae esta doente e as vezes desmaia ela ja tem falado consigo por causa daquele assunto que só o sr.murias sabe. obrigado por tudo

    ResponderEliminar