Páginas

domingo, dezembro 07, 2008

A ala em fuga dos deputados laranjas

A ideia de que o país devia passar a ser uma sociedade disciplinada e organizada para se tornar mais competitivo e poder crescer para o bem de todos, esbarra todos os dias com o mau exemplo vindo de cima.

Os cidadãos vêem as suas contas bancárias penhoradas muitas vezes porque faltaram a pagar meia dúzia de euros, sem que isso tivesse sido de má fé. Estas regras draconianas começaram há muito no governo de Cavaco Silva, era então secretário de Estado Oliveira e Costa, que acaba de ser descoberto em irregularidades escandalosas em desvios de milhões.
Ferreira Leite foi a ministra das Finanças que mais carregou em impostos a classe média, mas é no seu partido que quase três dezenas de deputados calinas preferiram ir gozar dos rendimentos, auferidos numa Assembleia que é uma encenação total da democracia, em vez de defenderem uma proposta que iria ser uma derrota total para a política de ensino de Sócrates.

Pedem-se avaliações a professores na base da burocracia e da teimosia e em critérios patéticos que não são usados no ensino particular, e como todos nós pais sabemos é a pagantes e só que conseguimos uma escola de confiança para os nossos filhos. Porque será ?
Duas das figuras "pivot" do bloco central entram na polémica do BPN e outras figuras gradas ao Poder PSD e PS encontram-se noutro banco, o BPP, um banco que é por si o retrato de uma minoria de figuras que nos últimos anos enriqueceram na base da engenharia financeira, nos capitais fictícios, nos paraísos fiscais, na penumbra de uma economia paralela que comparada com aquela que a ASAE perssegue nas feiras do país, atrás de ciganos e comerciantes que tentam sobreviver, é uma anedota.
Nunca a convergência entre a política e a finança, a política e os negócios do Estado e das empresas privadas, os bancos, foi tão promiscua. Hoje falar-se de política e futebol já é irrelevante: quem joga forte fá-lo na banca, nas off-shores, na bolsa. Não criámos empresas estruturadas, fizemos de muitas empresas tradicionais e de sucesso, verdadeiros casinos. Passou a contar os resultados bolsistas. Os empregados transformaram-se em números e a qualidade da produção deixou de contar em nome de uma eficácia virtual para ser apresentada em reuniões anuais de accionistas em power -points onde os gráficos sobem sempre, dê lá para onde der.

A causa pública deu lugar à coisa privada, por isso a política perdeu ideologia, ideal, objectivos, a política passou a ser o trampolim de uns enfezados intelectuais para atingirem o podium em lugares de empresas com as contas bancárias em ilhas seguras, a renderem.

Os yuppies que nasceram em Portugal com o cavaquismo, para quem só contava a mão de obra jovem porque barata e nada reivindicativa, esvaziada do sentido da luta de classes, aí estão aos cinquenta anos a mostrarem a sua face derrotada. Perderam a batalha mas vão ganhar a sua guerra. Nunca o Poder se deu por vencido, por isso as almofadas que Sócrates está a criar para esta gente, mas que sempre se recusou a criar para os pensionistas, os reformados, os funcionários públicos pobres, para as pequenas e médias empresas, é por si a prova de que Marx tinha razão.
Sócrates abençoa os grandes. Dá dinheiro para a indústria automóvel, depois de ter taxado os carros com impostos absurdos, permitido o aumento brutal dos combustíveis, das portagens e dos estacionamentos nas cidades. Denegriu o automóvel mas agora dá milhões em avales e em juros bonificados para as fábricas de carros em Portugal terem mais fôlego. Como se isso não dependesse apenas do mercado e do poder de compra dos cidadãos!

Embalados no Poder, Loureiro e Coelho são só e apenas duas faces de uma moeda má, aquela que Cavaco rejeitou mas de que foi um dos pais mais responsáveis. E agora ?

3 comentários:

  1. Caro LC ,
    Quando é que você entende que o Governo não serve para defender o Povo nem o Estado. Serve sim para controlar o Povo e o Estado.

    Sempre foi assim! E essa choradeira costumeira de lamentação é própria de quem não entende e não quer entender !!!

    A Democracia e o Dialogo só existe no mês antes das eleições. O pós-eleições é sempre traumautico para o povo , castrador e opressor . ÒH LC, já com os seus cinquentinhos no bucho, quantos filmes destes já assistiu ??? Quantos ? Vou recordá-lo!

    Quando chegou o 25 de abril era só maravilhas e libertades. O triunfo do povo e da sua libertação do opressor!!! Passados meses era o caos !!!
    O Sá Carneiro, foi o unico que não nos atraiçou-o, por isso mataram-no !
    Depois veio o Marocas!! Só maravilhas! FMI , ONU, CEE , Tratados internacionais etc.Era tudo para melhorar!
    Depois o Cavaco! A economia de mercado, o Capital, As negociatas etc
    Depoiso o Guterres !! Humanismo a compreensão
    A Seguir o Cherne , com aquela da tanga,
    O Santana fez a transição para o socrates e a seguir há-de vir outro

    Venha o que aconteceu ao American dream, ao Ingland Dream, Iceland Dream , A seguir vem o EuroDream !
    O povo é para ser esmagado em nome sempre de algum pretexto. Antes era o Comunismo, agora Terrorismo , depois vem as alterações climaticas . É sempre a levar na boca!!!

    Conclusão: Os Governos servem para escravizar o seu povo, endividar os Estados e assim serão vergados em nome do mais alto interesse do Senhor!

    Eu já disse aqui inumeras vezes que o proximo a vergar ainda mais para baixo os portugueses, vai ser o Antonio Costa que concorrerá às eleições com o Rui Rio e que provávelmente ganhará, mas se não ganhar o resultado e o programa é o mesmo, sempre a bem do povo !!!

    ResponderEliminar
  2. E já agora, òh LC , se me permite , sem quer ser chato , deixe-me dizer-lhe que as pessoas andam muito enganadas com o OBAMA, a começar por sim e a acabar com aqueles que se sentem discriminados pela cor da pele.

    Para vocês, que fazem parte desse inumero grupo dos enganados pelos media do sistema , digo-lhes que o Obama chegou para varrer a America e vai acabar por meter os homeless em campos de concentração isolados, com fez o Hitler na Alemanha,
    O esquema é o mesmo!

    Faz-me lembrar o esquema do Capitão Barata ( ou ALmeida , não tenho a certeza ) que numa provincia de Angola, começõu a organizar bailes e distribuição de açucar e alcool para os nativos conviverem com os soldados numa de ´Amizade ´durante uma semanas e depois quando já tinha atraidos os negros suficientes ,até de zonas longinquas, pela calada da noite, matou tudo que se mexia !!!~

    Na America vai ser o mesmo ! A America vai ser um pais com um percapita inferior a muitos paises africanos.

    ResponderEliminar
  3. Cá está a ala:

    http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/DetalheReuniaoPlenaria.aspx?ID=50481

    ResponderEliminar