Páginas

sábado, setembro 06, 2008

Chuva acaba com Festival de fotojornalismo


A chuva raramente cai por aqui mas hoje caiu, e bem, A sessão ao ar livre nocturna foi cancelada. Os fotógrafos e afins raparam frio, e a chuva afastou muita gente no último dia. A festa contínua, no entanto, noite dentro, mas devo ficar por aqui no meu motel. Amanhã regresso à Pátria.
Depois de tanta fotografia vou ter que deixar assentar os pixels para digerir toda esta overdose visual. Correndo o risco de me repetir, pelo que disse sobre o ano passado, o Visa tem do melhor que se faz em fotojornalismo, embora muito do que se vê por aqui não seja representativo da realidade da fotografia de imprensa no Mundo.
O Jean Francois-Leroy é um "soissante-huitard" radical e o seu estilo e gosto acabam sempre por o levar a escolher certos fotógrafos e agências, em detrimento de outros e outras. Ele próprio o confessou ontem. Ele quer é os amigos. O que por um lado pode ser criticado, por outro revela bem que o festival tem um rumo, um conceito, um critério, um estilo. Para mim isso é bom pois só acredito em direcções fortes, embora fiquem de fora outras visões.
A agência NOOR (criada aqui no ano passado) é das mais expostas e este ano assistiu-se ao desaparecimento da Magnum (nem tinha pavilhão) que no entanto esteve indirectamente representada por alguns membros como foi o caso de Paulo Fusco.
Não se percebe a ausência da Magnum, muito comentada pelas esplanadas, mas não assumida por Leroy. Talvez o facto de a sua mudança de rumo editorial (para o qual contribui muito a infeliz entrada de Martin Parr, sempre rejeitado pelo Cartier-Bresson, e com que razão!) estar a ser mais virada para vertentes subjectivas da reportagem. Embora o seu site inMotion seja de uma qualidade mais que avançada.
O festival mostrou até à exaustão as zonas mais desgraçadas do Mundo, e onde é mais fácil trabalhar do ponto de vista das facilidades legais, mas a Europa, o Japão,o chamado mundo industrial fica completamente esquecido. Só há injustiças no Oriente, em África, na América Latina, o resto não existe. Parece ser este o erro do festival, ou então a prova de que os fotojornalistas só estão obcecados com a pobreza e o grau zero da dignidade humana.
Este tendência pelo miserabilismo, embora hajam por aqui reportagens punjentes e de um humanismo transcendente, é a mesma que temos sentido no Prémio Visão de fotojornalismo, onde o júri é Leroy, e os amigos que ele tem arregimentado para julgar os fotógrafos portugueses.
Claro que isto é um pouco de provocação mas não deixa de ser verdade.
O pior erro pessoal que um fotógrafo pode cometer depois de sair daqui é julgar que isto é um exemplo da imprensa internacional e que em Portugal os jornais são todos de uma total insensibilidade a este tipo de temas e imagens. É possível e verdade que o sejam,mas também é verdade que a grande maioria destas reportagens não conseguem espaço na imprensa para serem publicadas. Mesmo fotógrafos como Eugene Richards não conseguem pura e simplesmente vender temas duros sobre os lados mais escondidos da sociedade.
O melhor que um fotógrafo pode levar daqui é que só é possível fazer reportagens de qualidade com empenho e muito trabalho, dedicação exclusiva, para no final não ter retorno em dinheiro mas apenas e só em total realização profissional. É tão duro como optar em ir viver para a Cartuxa em Évora.

PS: Consta que Leroy apesar de ter anulado a festa final (0nde há sempre champagne para os convidados) acabou por se reunir à porta fechada com um grupo restrito de amigos e de fazer a festa só com eles. Não há génios sem senão. E Leroy parece que está com o Visa a bater-lhe na cabeça bem forte !

6 comentários:

  1. arre, Luiz! um post que não me dá vontade de o chatear!

    a sério, e à espera de uma resposta séria: depois de aí estar, e apesar de considerar que isso não é um (ou o?) exemplo da imprensa internacional, que balanço faz da nossa imprensa?
    pessoalmente, e já deve ter notado isso nos meus comentários, acho-a com tendência para o autismo editorial, sem espaço para respirar, a involuir, etc...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Parr é o mais importante documentarista social do novo milénio ( começou muito antes foi clássico e mudou de rumo quando inteligente percebeu que tb a realidade social mudava )e se o Cartier Bresson não gostava dele paciência...HCB é passado e já não conta grande coisa. Parr nem sequer usa Leicas e adora flashes
    Viva Parr, viva a melhor fotografia europeia.

    ResponderEliminar
  5. A revista PHOTO francesa é dedicada este mês a este festival.
    Imperdivel, pelo documento.
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  6. Que se passa meu caro, vejo que grande parte dos comentários foram censurados e que depois do descalabro da Lili a sua produção baixou. Espero que o Luiz não comece a pensar no seu Blog como um acto de auto-flagelo!

    ResponderEliminar