Páginas

quarta-feira, setembro 17, 2008

Acordei e fiquei com as máquinas fora de moda !

Nunca me aconteceu: acordar e ter três das minhas câmaras compradas há meses ultrapassadas por novos modelos. Abri um comentário do Gonçalo e levei na cara que afinal a 5D, a G9 e a M8 tinham sucessão. Ainda para cúmulo tinha escrito ontem à noite um post para o meu blogue no Expresso a falar sobre a qualidade e acessibilidade das novas câmeras, nomeadamente a Panasonic Lumix Lx3.
É verdadeiramente destruidor !!! No tempo do filme uma máquina durava 20 anos, agora dura menos de 1 ano.
Nos carros resolvi esta questão: como só gosto de carros bons e não tenho dinheiro para novos, e mesmo se o tivesse achava um bocado novo-rico comprar carrinhos reluzentes, opto por comprar usados. Quando sai um modelo novo, os meus não ficam mais velhos, isso já eles são, ficam é mais clássicos !! Apesar de se sentir uma coisa semelhante com a M8: temos sempre a sensação que comprámos uma máquina permanentemente ultrapassada, com a agravante de ser cara e a preço de novo. Mesmo assim aquele preto lacado da M8-2 é de cair para o lado. Sempre quis ter uma Leica lacada. Em 1982 tive a oportunidade de comprar uma M4 lacada mas como não tinha dinheiro acabou por ser o António Pedro Ferreira a comprá-la. Em má hora: roubaram-lha passados meses num cinema no Quartier Latin. Acabou por ser o Alfredo Cunha a fazer umas trocas e a passar-lhe uma M3 preta lacada. Foi um negócio justo.
Portanto, desterrado que estou em Penedono, ponho já à venda a minha M8 por um preço simpático ( vou pôr aqui numa rotunda a M8 com o nº de telefone colado ao visor), a 5D é do jornal, e a G9 vai ter que aguentar.
Vou pagar para ver os fotógrafos que têm medo do vídeo a compraram uma híbrida e a filmarem a famelga. Ou até talvez venham a filmar mesmo a sério.
Coragem rapazes, o mundo está em movimento!!!

3 comentários:

  1. «Nos carros resolvi esta questão: como só gosto de carros bons e não tenho dinheiro para novos, e mesmo se o tivesse achava um bocado novo-rico comprar carrinhos reluzentes, opto por comprar usados. Quando sai um modelo novo, os meus não ficam mais velhos, isso já eles são, ficam é mais clássicos»

    Ora aqui está uma ideia bem arrematada.
    Tal como eu.

    Afinal, de que me adianta ter um carro novo, o que não significa necessariamente bom.

    Pois, graças à sua teoria, tenho uma moto, três carros e um barco, todos usados, menos um dos carros.
    Curiosamente, o que comprei novo é o que me tem dado mais problemas!

    Assim, vou para o mar, ando de moto, sento-me na esplanada a deliciar-me com os que olham e dizem «eh, pá, ganda motão».

    Enquanto os que gostam de carros novos não podem ter aqueles prazeres, para além de muitos desses carros aparecerem passados uns meses nos leilões das empresas de renting e de leasing.

    Só tenho pena de uma coisa, é que a minha mulher não goste de sair para o mar, porque a pesca, ás vezes, podia ser outra ::))
    Paciência, também não se pode ter tudo.

    JJ

    ResponderEliminar
  2. Poix....
    É a chamada evolução dos tempos....

    Eu tambêm de repente fiquei desactualizado.
    Sou apenas Fotografo de hobby , mas quer a Nikon D80 , quer a Canon G9 que tenho , já estão obsoletas pelos vistos....lol

    Quanto a filmarem com as novas "hibridas" , olha que eu já o faço com a G9 e passei a deixar em casa a camera de video que tenho , pois a qualidade é mesmo muito boa , pens só não filmar em 16/9 , mas bom , depois ajusta-se no programa de edição.

    Nas especificações da nova G10 parece que o formato video se mantêm , é pena pois podiam dar um pequeno salto para a alta definição 720i ou 1080i , terreno já "pisado" por outras marcas.
    A mais valia da G10 na minha opinião é a lente mais WIDE (28mm) o que para certas , ou quase todas as situações é muito melhor opção.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. É a lei do mercado Luiz, se não querem ficar para trás têm de apresentar material novo e pelo que tenho visto, geralmente isso acontece na altura dos grandes salões do hi-tech como é o caso da Photokina. Lembro-me que quando começou essa loucura da actualização constante da tecnologia apenas se falava nos computadores em que se dizia que "se comprava um pc num dia e no dia a seguir já estava desactualizado". Agora quase que se pode dizer o mesmo das máquinas fotograficas. Nas compactas então é uma loucura e mesmo nas SLR há algumas situações exageradas (para quê Sony A200, A300, A350, A700, A900, cada uma com uma coisinha diferente da outra?!?).
    Eu por mim deixo-me ficar com a minha Pentax K10D que arranjei num excelente negócio com a Beltrão Coelho. Tenho é de arranjar uma compacta com um zoom maior. Aquelas Panasonic FZ pretas com lentes leica têm um aspecto muito sedutor...

    ResponderEliminar