Páginas

segunda-feira, maio 12, 2008

Glamour, futebol e muita fé mobilizam tugas



Bárbara Guimarães há 1 ano nos Globos de Ouro, o adeus de Rui Costa e Procissão da Senhora da Saúde. Fotos: Luiz Carvalho
O país está mobilizado, ao contrário do que dizem os cépticos- clube no qual me incluo por vezes.
Vejam o dia de ontem: uma procissão em louvor da Senhora da Saúde encheu as ruas de Lisboa. A ministra da saúde faltou, mas António Costa e a nossa Primeira Dama estiveram presentes. Milhares de fiéis a rezarem e a cantarem aos céus procurando no infinito o que não conseguem enxergar a dois palmos à frente dos olhos. Eu vi porque estive lá. Horas mais tarde um estádio com mais de 50 mil fiéis gritava não à vitória no campeonato, não ao segundo lugar no campeonato, não ao novo candidato a treinador que levou uma cabazada de 8 golos em Inglaterra. Não: o Estádio da Luz cantava o adeus a Rui Costa um dos jogadores mais ágeis, simpáticos, um ícone desta geração de ouro do futebol português. Rui Costa não é do Benfica é da gente e nesse sentido foi uma festa linda. Eu vi, eu estive lá.

Hoje mais de 300 mil enchem neste momento o recinto de Fátima. Com muita pena minha não posso lá estar. Adoro Fátima, a envolvência, a espiritualidade, a fé, a entrega, a verdade, a sinceridade, o misticismo. Fátima é também a visão virtual da terra prometida, isto é:da felicidade interior. Ir a Fátima é acreditar, e isso é o que todos precisamos. Quer seja na Nossa Senhora, nos pastorinhos, na luz que ali surge por vezes filtrada por nuvens que são melhores do que aqueles fatelas filtros Cokin do tempo da quarto escuro.
Ontem, voltando atrás, era a Festa dos Globos de Ouro que reunia também uns milhares de devotos das feiras de vaidades. Foi um bom espectáculo de televisão, embora o tenha visto praticamente no fim, quando cheguei a casa do Estádio da Luz ( dito assim até arrepia !).

Portanto os portugueses mobilizam-se quando é por uma causa. Fé, futebol ou peneiras o povo gosta de festa. Veremos se o povo do PSD se vai contagiar por toda esta festança. Para já gosto das bocas de Santana a Leite. O homem não mata mas desmoraliza muito, o que é delicioso atendendo à ganância do baronato em fase de aquecimento para entrarem em campo. Mas só quando as previsões se souberem no final do jogo !

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.

    Estive a fazer uma pesquisa por fotos da despedida de Rui Costa dos relvados e encontrei este vídeo do Expresso Multimédia que contém fotos suas e encontrei de seguida o seu blog.

    Gostaria de lhe colocar a seguinte questão: será que tem alguma foto dos miúdos que entraram com os jogadores em campo, nomeadamente os que ficaram com os do V. Setúbal?

    Isto porque o meu filho, que frequenta as Escolas de Futebol - Geração Benfica, foi convocado para entrar neste jogo em campo com os jogadores e nós, os pais, não conseguimos adquirir bilhetes para a bancada PT, onde poderíamos tirar algumas fotos do momento.

    Até ao momento ainda não conseguimos nenhuma foto e apenas sabemos que ele calhou com um jogador do Setúbal (não sabemos qual).

    Será que nos pode ajudar?

    Ficamos a aguardar notícias suas.

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    tenho algumas fotos de miúdos mande-me o seu e-mail pf.


    Luiz Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado!

    o email é: loucospeloslb arroba gmail ponto com (ponho assim por causa do spam...)

    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Ainda não teve oportunidade de enviar?

    Entretanto já me enviaram uma foto em que se vê os jogadores de costas e, pelo que percebi, o meu filho está com o jogador Cláudio Pitbull... pensamos...

    ResponderEliminar