Páginas

terça-feira, maio 06, 2008

O salvador da Irlanda demitiu-se por escândalo

Tirou a Irlanda da cepa torta. Mas hoje viu-se obrigado a demitir-se por escândalo de corrupção. Bertie Ahern tornou a economia irlandesa nas mais competitivas do Mundo mas tal não foi suficiente para passar impune a uma acusação de irregularidades. Foram 11 anos a construir um país moderno que deu cartas na Europa e até pôs Portugal a falar sozinho e a admirar o modelo irlândes sem no entanto ter feito o que quer que fosse para lhe seguir o bom exemplo.

A política tem destas contradições e o exercício do cargo público tem prazo de validade e uma recompensa geralmente carregada de injustiça e até de uma boa dose de ingratidão. Nem sempre os políticos mais bem comportados e formais conseguem o que os outros mais audazes que arriscam para colher frutos o conseguem. Podemos ver isso por cá: os políticos que mais obra fizeram ( Jardim, Isaltino, João Soares e até Cavaco) foram os que mais criticas receberam, tirando cavaco que está protegido pela Nossa Senhora de Fátima, como sabemos.

3 comentários:

  1. Deixe lá a Irlanda... Estamos à espera dum post daqueles "à la luiz" acerca do Geldof e dos criminosos Angolanos

    ResponderEliminar
  2. "os políticos que mais obra fizeram ( Jardim, Isaltino, João Soares e até Cavaco"

    O problema é que as obras que esses políticos fizeram assentam sobretudo na política do betão, o que está provado que não é por si um garante do desenvolvimento de um país, como se provou em Portugal.

    Além disso, a política do betão gerou a corrupção que gerou nas obras públicas, com a preponderância dos lobbys dos "patos bravos" na construção civil.

    Quanto ao Cavaco Silva, é do conhecimento de todos a grande obra anti-social que realizou.

    Basta lembrarmo-nos que foi no governo do Cavaco Silva que foi criado o decreto lei n º 328/93 de 25 de Setembro, que deu origem à vulgarização dos recibos verdes, que ainda hoje desolam milhares de trabalhadores precários.

    Para não falarmos do enorme contributo que o governo do Cavaco Silva deu para a acentuação das desigualdades económicas e sociais em Portugal.

    Na política, obras há muitas, no entanto, não significam que sejam todas boas.

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal, as cidades que nos ultimos 30 anos evoluiram para servir a população e criar riqueza, fixando empresas boas empregadoras e com futuro, : Oeiras, Gaia e Loulé .

    O resto, é mais do mesmo! subsideos, projectos com fundos públicos , arrancam com uma festa de arromba e depois de receberem os arames publicos , fecham!
    Lembram-se da Fabrica da cerveja Cintra? Arame dos contruintes e terrenos publicos para o Sousa Cintra brincar com aqueles charutos habanos!

    ResponderEliminar