Páginas

terça-feira, maio 27, 2008

O autismo de Júdice, a visão de Sarkozy

José Miguel Júdice, recém chegado à família socrista e com as compensações que se conhecem por esse novo amor, veio há pouco na SIC N dar os parabéns a Leite, Santana e Sócrates pela coragem em não defenderem a redução dos impostos sobre os combustíveis.
Hoje Sarkozy veio falar em propor à comunidade a redução do IVA sobre os produtos petrolíferos quando estes atingissem um plafond de forma a pôrem em causa o equilíbrio económico. Por cá parece que todos os arregimentados encontraram no ISP um novo cavaleiro andante dos pobres contra os ricos. Os que andam de carro que paguem a crise. É o retomar daquela frase de Zenha, nos tristes anos 70 de que os portugueses gastavam muita gasolina nos radiadores dos automóveis do que a trabalharem.

Para Júdice a solução está em os portugueses passarem a irem trabalhar a pé, levarem, os filhos à escola de bicicleta, irem de férias de comboio e quando viajarem para o estrangeiro de barco à vela. Esta caximónia acha portanto que os 5 milhões e tal de portugueses que usam o carro o fazem por comodismo, luxo e prazer. Um discurso digno de um daqueles marxistas-leninistas-maoistas-estalinistas... que defendiam a Albânia como modelo de desenvolvimento e hoje alojados nas poltronas do poder aos cinquenta anos descobriram a luxúria de um BMW com 16 altifalantes, de um Audi com tracção integral, de um Lexus com câmara para fazer marcha-atrás, de um Mercedes com condução inteligente. Mas chegados que estão ao poder sentem que podem retornar o discurso miserabilista dos anos setenta agora não para impor um regime ideológico puro mas para poderem sacar aos que pagam impostos mais alguns milhões para alimentarem um Estado que é deles, que mais não é do que o estado miserável a que tudo isto chegou.

José Miguel Júdice e o seu interlocutor António Barreto acham que a solução é o futuro: o nuclear, as eólicas, a junta de bois e as pernas para que te quero. Mas as empresas e as pessoas precisam de uma solução para hoje. E esta gente que esteve no poder nada fez para se avançar para uma rede eficaz de transportes públicos, modernos, eficazes, amigos dos utilizadores, planeados com o crescimento urbano ordenado ( uma ideia destas é só para rir em Portugal !!). Esta gente pariu auto-estradas inúteis, desprezou os comboios suburbanos e intercidades, comprou uma frota para o Estado cara e poluidora, marimbou-se em normalizar combustíveis tipo biodiesel para frotas das autarquias e de transportes públicos e do Estado...bom uma tese não chegava para se demonstrar o que o Estado de Cavaco a estas idiotas do PS devia ter feito e nada fizeram.
O que revolta é gente como Júdice que está à frente de um projecto para a frente ribeirinha de Lisboa, megalómano, estúpido, novo-rico, que todos vamos pagar com o dinheiro do nosso ISP, IRS,IMI; IVA, por aí fora, venha dar lições de costumes aos cidadãos de como se devem deslocar. Uma vergonha, uma lata descomunal ! espero só que Júdice tenha abandonado o estúdio da SIC a pé e dado o seu Mercedes em que se desloca diáriamente para abate.

Eu trabalho, pago impostos, tenho de ter o direito de me deslocar como achar que é para mim mais cómodo. Tenho esse direito, mais: tenho muito mais direito em me deslocar no meu Mercedes do que um director geral qualquer: paguei-o com o meu trabalho, pago os meus impostos e tenho esse direito. Enquanto esse director-geral anda de Mercedes à nossa real custa.

Acho que as liberdades em Portugal começam a estar seriamente em causa. Estamos a mergulhar num fascismo moderno, cínico, disfarçado e muito mesquinho. Pelo menos o "outro" fascismo, aquele que nunca existiu, era digno, sério e respeitoso. E tipos como Júdice arriscavam-se a ir tomar banhos de Sol para o Tarrafal. E nós éramos felizes para sempre.

8 comentários:

  1. Tens todo direito a usar carro,aviao ou carro de bois, a comprares moradias ou montes alentejanos.Tambem eu queria ter metade do que tu tens e trabalho o dobro.Portanto, pagas em conformidade e mai nada. Estou completamente de acordo com o Judice. Já agora, a linguagem por ti usada é um bocado taberneira. Podes remover, se quiseres, mas é a minha opinião. És daqueles que podem ostentar o que quiserem mas...o rabo fica sempre de fora.

    ResponderEliminar
  2. Este tema , sobre a figuras que vão comentar a actualidade dos nossos dias na TV que debitam umas alarvidades e umas histórias para embalar ótários é interessante analisar mas não da forma que o LC o faz, personalizada, polpulista e enviezada.
    Eu ao ouvi-los também sentir que saia daquelas vozes , algo nojento!
    E o que me meteu mais nojo , foi vê-los a falarem dos pbrezinhos coitadinhos!

    Mas também me mete nojo muitos psedo intelectuais e psedo moralistas deste pais não perceberem que as telvisões, radios e jornais deste pais estão ao serviço de uma agenda previamente controlada por uma elite que se instalou e que é fiel aos grande interesses transnacionais e foi escolhida para nos governar e controlar como um pastor cuida do seu rebanho de ovelhas e carneiros e depois saca a lã, o leite , a pele , vende a carne e as carcaças e ainda lança os cães para morder nalguma que se tresmalhe!

    Nós somos as ovelhas e os carneiros e depois aparece sempre alguns que querem ser uns carneiros mais espertos que os outros !!!

    ResponderEliminar
  3. O que é que lhes interessa. Esses tipos não sentem na pele as dificuldades que a classe média/baixa passa, por isso podem dizer o que quiserem. Acho que devia haver uma lei que obrigasse os políticos a pelo menos uma vez por semana terem a mesma vida que o normal cidadão. Podia ser que assim entendessem o que realmente se passa no país. Não espero melhoras.

    ResponderEliminar
  4. Há aqui um comentadort que trabalho o dobro do LCarvalho ora sabendo nós que o LC não "trabalha" nada esse berjunta nada faz também...a não ser uns pequenos biscates ao Júdice quando o Lágrima de Coimbra está de caganeira

    ResponderEliminar
  5. Eh, Luís, "ganda" postada.
    Sem erros ortográficos e tudo::))
    Parabéns, gostei.
    JJ

    ResponderEliminar
  6. Tem erros tem!
    Diariamente não le acento. No anterior Acordo Ortográfico foram abolida a acentuação nos advérbios de modo.
    greets

    ResponderEliminar
  7. Nem "diariamente", nem nada que termine em "mente".
    Tem razão, portanto.
    Mas, pela substância da posta, o Luís fica perdoado.

    Já agora, o meu amigo "greets" também se esqueceu do "va" em "le" porque quis escrever "leva".

    E até parece que a gente não tem que fazer, para estarmos com estas minudências ::))

    JJ

    ResponderEliminar
  8. Boa posta a do L.C.,aparte alguns
    exageros, mas tudo bem.Quanto ao
    sre Miguel ele de certeza que só
    receberá na famosa "QUINTA DAS LAGRIMAS",gente proletária que anda
    em Coimbra, de bicicleta,jumento,
    enfim malta pobrezinha como o SRE!!
    Estou certo que já há pessoas em
    fila de espera para poder comer na "MITRA" DA QUINTAS DAS LÁGRIMAS,
    um deles até aposto será o feliz
    "anónimo",da 1.58!!!TADITO...
    L. Reis

    ResponderEliminar