Páginas

quinta-feira, maio 22, 2008

Deitar lume no preço da gasolina

Há situações sociais que se tornam incontroláveis depois de rebentar a panela da pressão social. Sócrates devia saber disto. Vimos como foi o buzinão de Cavaco: uma bolha de descontentamento que rebentou depois de anos de crescimento, é verdade, mas também de muita arrogância e de muita insensibilidade social na recta final do mandato.

Ora este aumento descontrolado dos combustíveis, com todos os reflexos directos na economia do país, mas de efeitos imediatos na carteira dos cidadãos, está a criar um insuportável mal estar. Os portugueses percebem e engolem que há uma inevitabilidade: o petróleo aumentou e há especulação internacional. 
Os portugueses já não aceitam que 60 por cento do preço ao público seja para impostos e que o Estado e as petrolíferas estão a aumentar os seus lucros com esta crise. Quer dizer: quando há uma conjuntura desfavorável o Estado surge como o principal beneficiário e as Galps deste mundo como uns usurários a arrecadarem lucros bestiais à custa do consumidor.

O ministro da economia ri-se na AR disto, o ministro das finanças responde com ar arrogante:" Gastem menos, andem a pé, comprem carros à vela!" e até Sócrates perante aquele faits-divers ( mas simbólico!) de a Câmara da Ericeira ter sido multada por usar óleo de fritar nos seus carros responde evasivamente.

A corda estica e eu penso que se esta situação de aumentos galopantes se mantiver vamos ter aí um valente buzinão. Basta uns camiões pararem pela manhã nas entradas de Lisboa, o país pára. 

As revoltas populares começam assim e espalham-se como uma onda de choque. Não é aceitável que os eleitores votem nuns tipos que depois de estarem no poder nada fazem para defender os superiores interesses dos consumidores ( usando uma linguagem neo-liberal!).

Aliás a latosa desta gente dos partidos é de ir às lágrimas. Como é que uma senhora que massacrou a classe média com impostos, IVA a mais, pagamentos por conta, venda de património, arrogância e rei na barriga, ela que foi uma das responsáveis pela liberalização do preço dos combustíveis, pode agora querer ser líder da oposição ? E depois primeira-ministra ! Ou o país está moribundo ou tudo isto não passa de uma novela política sul-americana. 

10 comentários:

  1. Infelizmente penso que vivemos num país de carneiros. Só tal explica que as coisas tenham chegado a este ponto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. "O resto é conversa"? E a liberalização do preço dos combustíveis, quem foi que a proporcionou? Terá sido o Louçã, ou o Jerónimo de Sousa? Ou foi o Pai Natal?

    E a barbaridade do imposto sobre os combustíveis vai para quem?! Se calhar vai para o LC!!! :)

    Congelar o passe social e ajudar os mais pobres?! O que o "PM" mais tem feito desde que foi eleito é "ajudar os pobres"!!!

    Mas que anedota! Quem escreveu o post anterior ou está a gozar com a malta ou então é mesmo o Sócrates em pessoa! Vade Retro!!! Mate-se!

    ResponderEliminar
  4. Isto só vai ao lugar quando as sondagens não derem maioria ao PS. Até lá é pagar e calar.
    NÃO ESQUECER DIAS 1, 2 E 3, BOICOTE ÀS GASOLINEIRAS, GALP(OS CHULOS DA NAÇÃO), BP E REPSOL!!!! QUEM SE METE COM O POVO TEM DE LEVAR (recordando a tirada mongolóide do coelho)!!

    ResponderEliminar
  5. Esperemos que, finalmente, haja alguma coisa que acorde e abra os olhos às ovelhas. Como costuma dizer-se, há males que vêm por bem. Pode ser que o petróleo ilumine e incendeie...ou vice-versa.

    ResponderEliminar
  6. Não me mate. Seria melhor você fazê-lo. Essa zanga toda, esse fundamentalismo fácil, essa falta de visão, só projudica. Se baixar os impostos sobre os combustiveis quem é que beneficia? Quem usa e abusa dos veiculos de combustão. Dentro desse tipo de veiculos há duas classes: as profissionais (transportes públicos e de mercadorias) o resto é lazer (se não o for tem de o provar direitinho...). Assim sendo congelou o preço dos passes sociais e deverá tomar meddidas para transportes de mercadorias) O que você vê de ertrado eu vejo certo.Assim como muitos milhares de pessoas de bom censo. O que você quer é que paguemos a sua gasolina. Recuso-me.`Já agora não se mate. Sempre me diverte

    ResponderEliminar
  7. Não sei se ria se chore...
    Caro, eu não mato ninguém, apenas apelei ao seu suicídio caso fosse o sócrates. Era um enorme favor que fazia ao país.
    Pela sua conversa, presumo que seja de algum planeta exterior ao nosso sistema solar. Não faço ideia de que "milhares de pessoas de bom senso" estará a falar, mas percebi com pena que não deve ter acesso às notícias, aos blogues, às conversas do mundo real. Se tivesse, perceberia o quanto massacrados estão os cidadãos e fartos de ser explorados, roubados e enganados. E não falo obviamente apenas do aumemento dos combustíveis. Ah, é verdade, desculpe, não foi um aumento, foram 20, só este ano.
    Ria se quiser. Mas lembre-se que Deus, de vez em quando, castiga mesmo os maus.

    ResponderEliminar
  8. OS pOliticos deste país nunca me enganaram: Eles são gestores de interesses.
    O povo só conta se integrado num interesse maior!
    Por exemplo: O povo idoso é o voto mais barato de conquistar.Basta uns passes sociais, umas cosultas às cataratas e um jogo de dominó e já está!
    Por outro lado os idosos servem para transferir os impostos da população activa para os Cartéis da "saude", através dos Hospitáis e Farmacias.

    Os casalinhos jovens, são também
    votos fáceis de conquistar, porque bastam umas bonificações de IRS mais umas bonificações de juros para os deixar contentes!
    Estes jovens são atraidos para o crédito bancário e ficam agarrados para o resto da vida!

    O osso mais duro de roer para os politicos, são aqueles entre os jovens iludidos e os velhos resignados. Nessa faixa é dificil conquistar votos , porque são esses que lutam para se libertarem da escravatura da agenda do governo e que pagam a maior parte dos impostos. E como esses não votam no governo e estão sempre contra, o governo presta ajuda os Bancos para conquistarem seus bens por vias das hipotecas em caso de incumprimento que em face das politicas do governo é uma fatalidade!

    O Socrates disse que gostava muito do modelo Filandês como bom exemplo para portugal mas na practica os resultados tem mais a haver com o modelo Argentino!

    A mim ele não me enganou e não vou fazer nada para o perturbar, nem vou votar Psd nas próximas. Quem se sente enganado que estrabuche! Eu não darei nem um passo!
    O Povo não se pode queixar porque nada fez para mudar e contentou-se com migalhas !
    Veja-se o escandalo dos recibos verdes no Estado!

    ResponderEliminar
  9. Uma rectificação de pormenor: o caso do óleo de fritar ocorreu com a Junta de Freguesia de Ericeira que é parte do Concelho de Mafra como poderá verificar aqui:

    http://www.cm-mafra.pt/concelho/index.asp

    ResponderEliminar
  10. Pois cá para mim o cobardolas das
    9.07(anónimo)é "farinha do mesmo saco".Para o mentecapto devemos
    andar todos de biciceta,se andarmos
    de carro teremos de "PROVAR" QUE É
    DE MERCADORIAS OU DE TRANSPORTE....
    Já repararam ?O tipo deve ser das
    finanças/asae/ou algo parecido.
    Realmente com animais destes...
    L. Reis

    ResponderEliminar