Páginas

quarta-feira, janeiro 16, 2008

BCP: o dia seguinte

A queda em bolsa do BCP foi hoje de 600 milhões de euros, mais de 100 milhões de contos na moeda antiga. É muita fruta meus caros. Se considerarmos as perdas dos últimos 15 dias a coisa não fica por menos de 1700 milhões . Cito de cor estes números, vi-os há pouco na RTP2. A instabilidade levada a cabo no banco foi na verdade criminosa. E a forma despudorada como o poder político influenciou a crise também. Até a CGD votou a favor na Assembleia Geral!

A coragem de Miguel Cadilhe é aqui de referir. Eu até embirro um bocado com a personagem que ficou célebre com a história das mobílias e dos fretes da Guarda Fiscal no tempo em que ele foi ministro de Cavaco. E aquela célebre frase da mulher que " tudo o que entra tem de sair" acabou por fazer parte do anedotário nacional. Adiante.
Os tempos mudam e as pessoas não se podem medir por maus momentos. Eu que o diga ! Portanto: Cadilhe sai vitorioso, numa vitória moral à Benfica, não tivesse ele tido a péssima ideia de pôr a seu lado Lampião Félix, o mesmo que foi ministro de Durão e Santana e que quem o ouve falar parece que o homem era um exemplo de grande defesa dos mais fracos. Félix é o bom exemplo de que quando está na oposição está bem, no poder é lamentável.

O BCP está pois em queda. Aquilo continua a dar ideia de grande bagunçada.

Cena única e tocante: ao fim da tarde de hoje Filipe Pinhal, o ex-presidente, o que hoje abandonou o cargo, aviava uma receita numa farmácia da linha, ao cair da noite, e despedia-se da empregada de uma forma muito amável e seguia o seu caminho.
Impressiona-me sempre muito aqueles momentos em que descemos do pedestal e nos tornamos comuns, mortais, mais humanos. Fiquei a pensar que porventura nem todos são malandros e ladrões como o ministro das finanças teve o desplanto de dizer em público ( e repare-se: sem consequências políticas!). Como será amanhã, o dia seguinte de Filipe Pinhal ?


2 comentários:

  1. Que grande confusão, ò LC!hêmm?
    hummmmque!

    Nem sei por onde começar!

    bom!
    1- As acções do Bcp despencaram, mas nada tem a haver com os resultados, nem com alguma perspectiva de resultados futuros.Tem sim a haver com a quebra do sistema bancario mundial, o sector em si esrá sobre pressão
    2- A anterior direcção, alegadamente acusada de fraude, viu-se obrigada pelo sistema politico a abdicar.Pergunto eu: As noticias que têm surgido de casas financeiras internacionais ( UBS, Morgan,S&P etc) cirúrgicamente libertadas para a comunicação social cheira-me a intervenção de alguém com muito poder que pode estar ligada à anterior direcção e pode mostrar algum sentimento de revange? ( palpite)
    a boa vingança serve-se sempre friiiaaa!

    3-O BCP,primeiro, tentou violar o BPI e perdeu. Depois o BPI tentou namorar o BCP e levou com os pés.A seguir, o BCP tentou roubar a namorada do BPI a Sonangol e consegui-o.Depois deu-se a intervenção do Vitinho Cons.que fez borregar a direcção do BCP, por ciumes e pressão do Berardo que está intrumentalizado pelo PS.
    O tempo passou e o valor baixou!
    Isto faz-me lembrar uma luta a bordo pelo comando do navio que demorou tanto tempo que quando escolheram o comandante depois de intensas lutas, ja a maré tinha deixado o navio em seco!
    4-A reforma no BCP , abriu muitas feridas e vai fazer descer à realidade o sistema bancario portugues . Obras publicas(gov)+ partidos(ps+psd)+ bancos privados(bcp+bpi+bes)+ construtoras .Não é por acaso que a decisão do aeroporto e no BCP coincidiram ?
    Que relação haverá entre estes dois acontecimentos?
    5- qual o futuro do bcp ? Talvez uma OPA de algum español: BBV?Admira-te?
    O Cavaco gosta muito de el rey Don Juan Carlos!

    Quanto ao Pinhal, o homem não pode ir à farmacia haviar-se ? Isso em quê o diminui?

    ResponderEliminar
  2. É claro que esse tal Filipe Pinhal pode e deve ir à Farmácia aviar o medicamento e ser simpático com a funcionária, de certeza que não lhe caem os parentes na lama... e é mesmo asim que devem proceder as pessoas educadas, quer sejam beneficiários do rendimento minimo ou andem a nadar em dinheiro como parece ser o caso... (ouvi na TV Bérardo afirmar que ele terá saído do BCP com cerca de 50.000.000 de Euros...)será possivel uma coisa destas??? num país carregado de miséria... É SACAR VILANAGEM, nunca como agora tive tanta vontade de fugir daqui para fora.

    ResponderEliminar