Páginas

quinta-feira, janeiro 24, 2008

A grande desilusão

Foi uma desilusão total a atitude do Banco Centra Europeu em não baixar as taxas de juro.
A Europa reage devagar à crise e mostra de novo como o pragmatismo americano é muito mais ágil. A verdade é que a América se marimba na dívida pública e no deficit e consegue resultados mais vantajosos, embora pareça estar a chegar ao fim da estrada da felicidade.
A Europa está agora mais preocupada com a qualidade do ar e vai prejudicar o crescimento económico em nome do CO2. Não há dinheiro para a Segurança Social mas já há para o negócio do séc. xxi: o ambiente. Barroso agita esta bandeira e nós pagamos a factura.

Nesta crise anunciada o governo português parece viver a Leste do Inferno e anuncia o Paraíso na Terra: diz que vai haver retoma e anuncia o encerramento de hospitais, urgências, escolas, novas portagens nas vias rápidas de acesso ao Porto...Sócrates vive obcecado com as continhas de merceeiro e mete no saco do deficit a saúde dos portugueses, empenha o futuro e relança o pessimismo nacional. Sócrates é uma espécie de tragédia Entre-os-Rios ( foi desde essa noite trágica que o país mergulhou na maior depressão).
A solução para toda esta negritude parece estar no investimento público criador de riqueza. Dizem os economistas. Vamos ver se é a política do betão que volta e depois...é pagar os elefantes brancos. E não julguem que terão ucranianos de bónus!

Entretanto em Lisboa António Costa parece seguir os passos do seu aliado empata-obras e em vez de devolver o conforto e a habitabilidade à cidade está preocupado em fazer justiça com a Bragaparques. Não percebo. É bom não esquecermos que todas as trocas e baldrocas entre terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular foram aprovados em Assembleia geral com os votos maioritários dos partidos de então. Onde estava incluído o PS. Com estas manobras vamos continuar a ter um quarteirão de entulho em Entre-Campos e o Parque Mayer com um teatro abarracado com uma revisteca de artistas decadentes ( por muito querido e giro que isso seja. Eu até gosto num certo contexto).
Desde que tomou posse Costa nem mandou varrer as ruas, embora tenha cortado o trânsito no Terreiro do Paço tornando a cidade num verdadeiro deserto e tenha decidido cobrar a taxa máxima de IMI. Os socialistas são assim: pragmatismo:zero, doutrina: golo./ Luiz Carvalho

2 comentários:

  1. Esta é uma opinião com fundamentação Zero.

    Parece-me que deve ser primo dos socialistas.

    ResponderEliminar
  2. recebi este mail que acho interessante partilhar,ja que por aqui aparecem uns doutos no assunto.Reza assim:
    Alguém que me explique por favor :

    Expliquem-me uma coisa que eu não entendo até porque não sou perito em economia.
    Se em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares o que equivalia a grosso modo a 77 Euros e hoje ele custa 100 dólares o que equivale sensivelmente a 70 Euros como é que se pode dizer que o petróleo subiu de preço?
    Ou será que o problema está no facto de nós Europeus continuarmos a aceitar o dólar como moeda referência para as transacções internacionais?
    Mas. como disse, não sou perito em economia, por isso se alguém me conseguir explicar isto eu agradecia.

    ResponderEliminar