Páginas

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Coisas de excelência em Portugal

Não resisto a contar aqui três acontecimentos que se passaram comigo e que são um bom exemplo de coisas excelentes que funcionam em Portugal.

1º Caso: A simplicidade da EDP

A ex-dona da minha casa do Alentejo mandou-me cortar a electricidade porque eu ainda não tinha passado o contrato para meu nome, embora tivesse a factura a pagar em débito na minha conta. Uma tipa simpática, portanto, ainda por cima tendo o meu telefone e sendo o marido uma cara que aparece na TV a representar uma companhia aérea, conhecendo-me também há anos. Fiquei fulo, liguei para a EDP. Não havia problema. Bastava eu dar os meus dados e o contrato passaria logo para meu nome. O piquete da zona foi avisado, passadas horas estava a restabelecer o fornecimento e o funcionário ligou-me para o meu telemóvel a informar-me que estava tudo em ordem.
A EDP é uma empresa amiga do cliente. Palmas, cinco estrelas. Excelência ! Assim funcionasse a TAP!!!

2º Caso: OK Teleseguro. Dificil fazer melhor

Rebentou-me o pneu da frente da minha carrinha depois de ter batido com violência uns quilómetros antes numa lomba em Tomar ( é outra caso mas lamentável). Fiquei apeado em plena auto-estrada à noite. Ligo para a assistência OK em viagem. Dizem-me que deixei caducar a apólice por falta de pagamento. Mas a menina diz-me que posso fazer outra no momento, ainda mais barata e se puder pagar electronicamente a assistência seguirá logo ao meu encontro. Puxo do portàtil, a placa 3G funcionava, fiz o pagamento via net. Passado um quarto de hora tinha um pronto de socorro a ajudar-me. Se não tivesse podido pagar a apólice logo, teria à mesma a assistência mas teria de a pagar até ser reembolsado. Cinco estrelas.

3º Caso: Loja do cidadão, fácil mudar a propriedade de um carro

Em 10 minutos mudei a propriedade de um carro. Quatro pessoas na bicha, pagamento multibanco, tudo na hora. À tarde nos Restauradores.


Se o país fosse todo assim, ou quase todo, já estávamos no pelotão da frente. Lá chegaremos

4 comentários:

  1. E, por estes dias, ao chegar a casa, deparei com uma caixa de uma conhecida empresa de fornecimento de serviços por cabo, igual àquelas caixas da electricidade ou dos telefones que costumam pôr nos passeios, e que foi aplicada dentro da minha propriedade.

    E os trabalhadores que fizeram a aplicação da caixa, apesar de avisados por uma vizinha de que se tratava de propriedade privada, fizeram orelhas moucas, e ainda por cima se serviram abusivamente da água junto de uma torneira confinante com a minha propriedade para fazerem a massa do cimento, e ala que se faz tarde, toca de acabar o serviço antes que o proprietário chegasse.

    Não sendo a primeira vez que me aborreço com tal empresa, por outras razões, considerei este comportamento como um abuso absurdo, e que configura mesmo uma invasão da propriedade privada, pelo que não precisei de ir à Loja do Cidadão resolver o problema e nem sequer pedi o livro de reclamações

    Simplesmente, pequei numa marreta e deu cabo do serviço aos intrusos, ficando o assentamento em cimento feito em cascalho e a caixa directamente enfiada num contentor do lixo, usando as maneiras civilizadas de reciclagem de resíduos, já que foi directamente ao contentor dos plásticos.

    E da próxima que me aparecerem dentro daquilo que é meu sem passar cavaco, vou com o meu cão, que é daqueles que impressiona, embora não faça mal a ninguém, isto apesar de já ter mordido a três ovelhas e o homem queria que eu lhe pagasse o rebanho inteiro, mas esta cena vocês não digam nada, que não convém que os tipos saibam que o cão é um manso.

    Haja paciência e uma boa marreta por perto. E não acreditem em nada do que eu acabo de escrever, porque é tudo inventado, fruto de ter dormido mal e andar a sonhar com coisas insólitas.

    ResponderEliminar
  2. O nosso amigo LC , não sabe que eu hoje comi um linguado comprado em espanha pela minha mulher que além do linguado, encheu o deposito de gasolina, trouxe varios sacos de comida para o cão e gato e ainda chegou toda contente e feliz da vida!
    Para mim é optimo e ainda juntei um vinho caseiro comprado numa feira onde o feirante tinha o garrafão de 5 litros escondido da ASAE e depois de uma conversa porreira comigo ganhou coragem para me apresentar uma vinhaça do catano por 8 Euros/5litros.
    Por tudo isto viva Portugal!

    Um pais do catano!

    Eu gosto muito de portugal mas não gosto dos portugueses que querem ser aquilo para o qual não têm qualquer aptidão. Português é ser português!
    Viva portugal!

    Ps: Eu desculpo a todos que não entenderam a mensagem!

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver o programa dos marretas !
    gostei muito de ouvir o António L. Xavier dizer que os homens livres pensadores e autonomos são castigados pela opinião pública e os automatos e homens de fila ganham notoriedade !

    ele estava a referir-se ao Mario Lino que é um borgesso, mas como diz disparetes expontaneamente o povo entende.Por isso mesmo que durma depois do almoço o povo perdoa! mas se for outro com menos alchool skils a coisa fica diferente!
    Mas eu que tenho uns 5 litros do caseiro e do bom e ofereço a todos aqueles que queiram fazer carreira politica neste pais de otários que levam com os ventos atlânticos pelo lado poente e levam com os ventos continentais de espanha pelo lado nascente.

    A todos eles venham provar!

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver o programa dos marretas !
    gostei muito de ouvir o António L. Xavier dizer que os homens livres pensadores e autonomos são castigados pela opinião pública e os automatos e homens de fila ganham notoriedade !

    ele estava a referir-se ao Mario Lino que é um borgesso, mas como diz disparetes expontaneamente o povo entende.Por isso mesmo que durma depois do almoço o povo perdoa! mas se for outro com menos alchool skils a coisa fica diferente!
    Mas eu que tenho uns 5 litros do caseiro e do bom e ofereço a todos aqueles que queiram fazer carreira politica neste pais de otários que levam com os ventos atlânticos pelo lado poente e levam com os ventos continentais de espanha pelo lado nascente.

    A todos eles venham provar!

    ResponderEliminar