Páginas

sexta-feira, janeiro 25, 2008

António Costa proíbe net aos funcionários mas na lista dos acessos permitidos havia sites eróticos

Os funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Lisboa (CML) receberem esta sexta-feira à tarde, num espaço de poucas horas, duas mensagens no seu correio electrónico. Uma delas anunciava que o acesso à internet seria condicionado durante o horário laboral, a partir de segunda-feira, a outra cancelava a decisão.

Porém, se a primeira ordem tivesse avançado, seria possível aceder a vários links para páginas de encontros eróticos, através de um dos sites - da lista de 34 - permitidos pela autarquia para consulta. E ainda ao de um banco: o Millennium BCP.

A surpresa chegou à CML por via electrónica, cerca das 15h00, desta sexta-feira. «Com o objectivo de proporcionar melhor acesso à internet, torna-se necessário racionalizar a sua utilização. Desta forma, informa-se que a partir do próximo dia 28 de Janeiro e de forma progressiva, iremos dar início à atribuição de acessos à internet, em função das reais necessidades de cada serviço/funcionário ou colaborador da CML», lê-se num comunicado a que o PortugalDiário teve acesso.

Na nota, eram anunciados os horários da restrição do acesso diário: «Entre 9h30 - 12h30h e 14h00 - 17h30». «Esta restrição não abrange as páginas internas da CML, nem as associadas à mesma, podendo ser acedidas através da intranet», era ainda explicado.

A decisão de limitar o acesso aos trabalhadores à internet é praticada por várias empresas durante o horário de trabalho. Mas entre a lista dos 34 sites permitidos (a sua maioria relacionados com a CML ou serviços do Governo), pelo menos um deles suscitou alguma perplexidade entre os funcionários. Pois o acesso a www.lisboactiva.com (o quarto do rol) abre uma página, de domínio parqueado, onde salta à vista a palavra «eróticas», que tem activado um hiperlink que permite o acesso a uma série de outras páginas em que o tema não é menos do que aquilo seu nome sugere.

«Mulheres e homens brincalhões conhece-os sem qualquer despesa», é a promessa feita por uma dessas ligações.

Além deste tipo de sites, que seria possível aceder através da lista enviada aos funcionários e colaboradores da CML, há ainda outro que causa estranheza, o do banco Millennium BCP, por ser o único de uma instituição bancária na lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário