Páginas

quarta-feira, dezembro 26, 2007

A febre do meio mandato de Sócrates

O estado a que chegou a governação socialista mostra e demonstra de novo, como as maiorias políticas acabam por corromper por completo o espírito da democracia. Se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente.

O que estamos a assistir em matéria de dança de cadeiras entre a CGD, o BCP e o governo não pode deixar de nos aparvalhar. Pior é difícil de imaginar, mas vai ficar pior, descansem.

Sócrates está naquela curva do mandato em que vale a pena valer tudo. Ou agora ou nunca.
O que fizer agora ainda não será lembrado nas próximas eleições e portanto: o fartar vilanagem tem de ser já. O povinho tem memória curta. O povinho não tem mesmo memória.
Um político que prometeu e não cumpriu em áreas tão sérias como os impostos e o emprego, um político que não tomou uma única medida que tenha beneficiado quem quer que seja, a não ser os interesses do grande capital ( pareço o PCP mas é a verdade), um governo que aniquilou a classe média, tirou regalias sociais, que destruiu o pouco que havia do estado social, ainda aparece nas sondagens com um excelente resultado.
Os portugueses perderam a noção de tudo. Satisfazem-se com um pérfido poder de compra, a possibilidade de uns endividamentos, umas larachas de TV e férias pagas a prestações.
Perdemos a qualidade e pior: perdemos uma cultura responsável de vida e de cidadania.

Com um primeiro-ministro licenciado pela sorrelfa, a mediocridade instalou-se na sociedade portuguesa e alastrou a todas as áreas da sociedade. No Estado e nas empresas. Nas escolas e nas famílias. Até os padres mudaram. Tornaram-se modernos, light, e esqueceram o latim.
É uma análise catastrofista e amarga mas convenhamos que é difícil não se ser amargo num país que demora 15 anos a construir um túnel inútil no Terreiro do Paço, que fez estádios de futebol e fecha hospitais, que tem o pior ensino da Europa, embora o mais caro, que tem uma saúde cara, estúpida, incompetente, digna de um país do terceiro Mundo... Temos uma justiça anacrónica que não permite o crescimento económico e que deixa injustiçados muitos... Estes últimos anos, depois do Guterrismo, ficamos com todos os índices estatísticos contra nós, a não ser o da mortalidade infantil, o único item onde crescemos e melhorámos. E sabem porquê ? porque foi sempre o mesmo grupo a tratar do assunto e os políticos esqueceram-se de ali fazer mexidas.

Se Pinho for para a CGD já nem vai poder haver adjectivos. Mas esta maioria absoluta que os portuguesinhos elegeram está um brinco. Não parece haver grandes contestações: vamos pagar mais impostos, aceitamos pacificamente a nova lei sobre o tabaco, aceitamos tudo. Sócrates é um sortudo.

8 comentários:

  1. Obrigado Luíz por mais este POST, é que mais dramático que estar-mos a ser empurrados para a desgraça total por esta CANALHA incompetente e arrogante, mais dramático para mim, é o facto de, este povo a que pertenço não ter um pingo de amor próprio...!!! fenómeno igual a este, só o encontro nas prostitutas que têem sempre o xulo que lhes rouba o dinheiro e lhes dá porradinha todos os dias, mas a quem elas gostam de chamar por O MEU HOMEM...!!! e nós portuguêses somos assim, gostamos de quem nos maltrata...!!! não temos memória e isso é grave, parece estar provado que a nossa memória colectiva dura apenas quatro mesinhos...!!! (4) e dizem até que mesmo aqueles que são agredidos pela Policia quando à porta das fábricas reclamam o direito ao trabalho ou ao salário que o patrão lhes roubou, mesmo esses, depois de curadas as feridas, tornam a votar naqueles que lhes mandaram bater... Sinto-me envergonhado e revoltado por este povinho que a história chama de valente, afinal ser tão cobarde e ser capaz de tornar a votar nesta QUADRILHA DE MALFEITORES.
    Muitos parabéns pela coragem, e boa sorte para 2008.
    G J

    ResponderEliminar
  2. A malta só precisa de futebol, telenovelas e centros comerciais, Ah país valente !!!!!!
    100 anos já não chegam para apanhar ou igualar os outros europeus é uma vergonha...
    Mas agora vem ai o QREN (3 quadro comunitario de apoio) a rapaziada já se está a preparar para a mama, até a teta secar...
    bem hajam

    ResponderEliminar
  3. Aplaudo o post do Luís Carvalho de pé!

    Um abraço, bom ano de 2008 para todos.

    João V.

    ResponderEliminar
  4. Os unicos que faziam oposição ja estão encostados.Eram dois programas o "Contra Informação" e "Isto é uma especie de magazine"
    eram incomodos por isso.
    Os celebre Job for de boys aí estão. :):) e o eng da farinha amparo,esta em alta:):)

    ResponderEliminar
  5. Estamos há trinta anos entregues aos idiotas do bloco central de interesses.
    Eu que defendia as maiorias absolutas, sejam do PS ou do PSD, hoje já não tenho essa certeza.
    E o problema é que à esquerda e à direita também não temos políticos credíveis, que nos garantam um eficaz controlo do bloco central.
    Tudo isto explica o afastamento dos cidadãos das eleições, numa atitude de quase resignação.
    De quase resignação!
    Mas, então, vamos votar em quem?
    Sempre desconfiei da "classe política", e hoje não tenho dúvidas de que estes tipos se auto-governam corporativamente.
    Só que acho que se começou a perder a vergonha de uma forma descarada.
    Uma merda, de facto.

    ResponderEliminar
  6. Sim mas a culpa é nossa porque premiamos os corruptos,(valentins,felgueiras,isaltinos).E os corporativistas tb o homem de boliqueime é presidente.Outros famosos fugiram,mas vão voltar em grande,guterres e o da politica da tanga. :):)
    O unico que tramaram foi o Santana(mas o homem ja aí esta de novo):):)

    ResponderEliminar
  7. Vocês falam mal de quem recebeu mais de 50% dos votos dos eleitores! Vocês falaram mal do Santana, falaram mal do barroso agora o Socrates.
    Será que vocês são como aquele português tipico que diz que os gajos do governo são todos uns ladrões e chulos mas perante a pergunta : Se fosse você a governar o que faria? Ele diz, eu era pior roubava ainda mais!

    Isto parece uma grande conspiração agora que já passaram quase 3 anos de governação é que vêm que isto tá mal!
    Para mim está bom é sinal de que os que mamavam já não mamam! Isso é bom!

    ResponderEliminar
  8. Essa dos 50% deve ser par rir,ou o amigo tb é da famosa comunicação social.Cerca de 40 e tal % do eleitorado nem puseram os pés nas urnas.Ou a matematica é uma treta ou o homem não pode ter 50% dos votos. :):):)

    ResponderEliminar