Páginas

sábado, dezembro 22, 2007

Espaço Shengen: via verde para 400 milhões


Poder viajar sem fronteiras é na verdade um sonho concretizado.
Lembro-me como era penoso, para não dizer assustador, atravessar as fronteiras entre Portugal e Espanha e de França para Espanha. Por vezes éramos obrigados a esvaziar o carro, a abrirmos sacos e malas, e sermos obrigados a pagar direitos por uns tarecos quaisquer.
Ainda hoje, quando vou a África me lembro logo desses anos de aventura nas fronteiras europeias. Foi há muito pouco tempo. Como eu tremia ao atravessar Vilar Formoso com um amplificador Rotel enrolado numa manta no banco de trás do Dyane, ou como eu estava aflito a passar na Portela em 1982 com um elevador de um vidro para a porta do meu MGB-GT !
A liberdade consolidou-se muito nesse aspecto.
Os 400 milhões de europeus que vão poder circular pela Europa, livres de fronteiras, nem sabem bem ainda o que representa uma tão grande mudança de cultura.
É pena que a Europa nos traga, no reverso, como desconsolação, a eurocracia, o politicamente correcto, a estupidez do deficit que impede o crescimento. O verdadeiro controle, eficaz do cidadão para ser feito hoje, não precisa mais de um polícia a cheirar bagagens e a carimbar passaportes. Os computadores encarregam-se dessa missão. Em cada sistema windows, um bufo ( o MAC é para artistas !!!).
O controle passou a ser informático, digital, implacável, certeiro. Por isso só foi possível agora alargar Shengen com o competente contributo português em software. Ninguém vai escapar ao controle. Somos óptimos em vias verdes.

4 comentários:

  1. O espaço shengen não foi criado o para fins turisticos meu caro!
    O espaço shengen é para possibilitar que a Mão-de-obra possa circular pelos varios estados membros livremente e assim disponibiliazar às Multinacionais um universo muito maior de mão-de-obra sem aumentar o preço.

    Se eu precisar de um fotografo, não faço como o Pinho, que pegou em 800 mil euros que não são dele e sobre os quais não vai responder e contratou o Knight. Eu não fazia assim! Eu contratava uma fotografa da Estonia podre de boa que fazia de modelo também e fazia tudo muito mais barato!
    Foi para isto que o espaço shengen foi criado!

    ResponderEliminar
  2. Carlos voçê tem a teoria da conspiração. Não deixa de ser uma visão criativa.

    Cumºrimentos. LC

    ResponderEliminar
  3. Essa forma de desacreditar a realidade com foclore tb é muito criativa e muito velha!E quando alguém não vai no foclore é poque faz parte da conspiração!Tá-se bem ! Vá lá buscar os caramelos a badajoz!

    ResponderEliminar
  4. Delincuentes y gatunos varios se podrán desplazar "a vontade".....

    ResponderEliminar