Páginas

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Torres Couto, 20 anos para limpar o nome

A entrevista que Torres Couto dá à revista Sábado desta semana, no seu exílio em Fortaleza, no Brasil, é um testemunho pungente da ironia da política e da justiça em Portugal.

Torres Couto foi um líder sindical tolerante e conciliador, sendo socialista assinou o acordo de concertação social com Cavaco e o sindicalismo democrático ficou a dever-lhe muito até pela boa relação que sempre teve com o então líder da CGTP José Luís Judas.
Acusado de fraude na gestão dos fundos da Europa, ele e outros dirigentes da UGT, tiveram que esperar 20 anos ( vinte!) para que a justiça tivesse sido feita e eles ilibados. Pelo caminho ficou uma carreira política caída no descrédito e pior: uma vida pessoal que acabou por ser afectada pelo escândalo e pelo julgamento em praça pública, que ele nunca conseguiu evitar.

Estive duas vezes com o Torres Couto. Uma no Algarve a fotografá-lo para o Expresso sobre políticos em férias e outra viajei a seu lado de Bruxelas para Lisboa, vinha eu de uma reportagem e ele de fim de semana do seu cargo de eurodeputado.
Era, e é, um homem inteligente, afável, e com uma visão política muito realista e moderna. Dizia-me no Algarve que o Cavaco tinha uma visão saloia do país. Por exemplo ele achava que os portugueses não precisavam de ensino pré-escolar porque havia sempre umas amas que resolviam o assunto. No avião de Bruxelas confessava-me o seu desalento pelo guterrismo e pela forma atamancada como Portugal crescia sem sustentabilidade.

Talvez por ser tão forte e afirmativo se tenha tramado no Partido Socialista. A verdade é que nem Ferro Rodrigues o segurou, ele que agora se arma em vitima por ser testemunha no Caso Casa Pia e só Manuel Alegre o apoiou no pior dos momentos. Outra coisa eu não esperaria.
A história de Torres Couto dá que pensar. Demonstra a fragilidade do sucesso e prova como a inveja e a mediocridade são os maiores lobbies da maldade num país de gente hipócrita.
Quando no mesmo dia leio que o número dois do BCP vai ser esse socialista inefável de nome Vara, aliás grande amigo de José Sócrates, que aliás é também grande amigo de Santos Ferreira, que aliás é grande amigo de Guterres, que por acaso também deixou cair na lama Veiga Simão, um homem de dimensão invulgar e que também na mesma revista conta a sua história de sucessos e traições. Como dizia o Fernando Lopes, " isto anda tudo ligado".

9 comentários:

  1. Acredito, sinceramente, que Torres Couto está limpo nesta história.
    Já não acreditando que ao nível de responsáveis administrativos intermédios tudo tenha sido transparente, isto para não usar uma expressão legal menos simpática, mas, porventura, mais adequada, o que não devo fazer, no entanto.
    E tenho a convicção que, ainda hoje, muito do dinheiro dos fundos europeus vai para mobilar casas no Al(l)garve e para pagar altas rendas em leasing de viaturas topo de gama.
    E naquele tempo, já longínquo, e em que não se deve culpar apenas a Justiça, embora também seja culpada, por tanta morosidade em julgar este caso, como outros, porque as leis que os políticos fazem nem sempre permitem que a Justiça possa andar mais célebre, isto para não dizer que algumas leis até parecem feitas para a fazer empancar, mas, dizia, que naquele tempo, se criaram empresas ou associações com o fim exclusivo de dar cursos de formação e que, em alguns casos, os formandos só existiram na... second life.
    Enfim, para onde tem ido tanto dinheiro para a formação, se continuamos os mais burros da EU, à excepção dos espertos que se vão aviando...!?
    Já agora, embora não venha a propósito, ainda esta semana alguém me dizia, feliz da vida, que «já tenho o 9º ano».
    Que foi tirado nesses cursos das Novas Oportunidades e ironizava que o fez em escassos três meses, tempo que, cá para mim, também achei muito curto, mas, no fundo, o que a pessoa em causa queria dizer era que o seu 9º ano é assim como uma espécie de 9º ano independente.

    ResponderEliminar
  2. Não ponho as mão nos fogo nem pelo Couto que à superficie parece um gajo mto civilizado ....
    Já agora LC dá uma olhadela à versão alemã da Vanity Fair e à extraordinária foto ( dupla página) do caso Maddie bem como ao perfil do cavaco que aparece coma Merkel.....enfim fotojornalismo leitmotiv deste blogue ounão?

    ResponderEliminar
  3. "Isto anda todo ligado" é o título de um livro de Eduardo Guerra Carneiro.
    O Fernando Lopes também dizia isso? E já não diz?
    Mistérios...

    ResponderEliminar
  4. Isto anda mazé tudo conectado.

    É o Portugal Connection.

    Há muito tempo...:-(

    Veja-se dança das cadeiras CGD-BCP.

    É às claras !!!

    ResponderEliminar
  5. limpou o quê?

    ResponderEliminar
  6. O Torres é um candido.Ele até tem cara e asas de anjinho. :):):)
    Quanto ao Vara é normal o chefe manda logo ele sobe. Sobe sobe,Vara sobe.....

    ResponderEliminar
  7. Mas o torres até se espalhou sózinho ao comprido.Veio lá de Bruxelas a correr e levou com ripa a malta não o quis na camara municipal.perdeu as eleições.Ficasse la por bruxelas,a mamar na teta.
    É raro mas ás vezes os eleitores abrem a pestana e castigam alguns imcompetentes.Ao Nandinho aconteceu o mesmo no Porto :):):)

    ResponderEliminar
  8. O LC trás sempre estas historias lamechas sobre certas personalidades que saiem queimadas pelo sistema com o qual colaboraram!
    O Torres Couto não teve pedalada para certos lugares de grande exposição e espalhou-se! Não deu a mão ao Poder, até quis ser presidente do Benfica!
    Veja-se o comentário sobre o Cavaco ter uma visão saloia !Mostra não ter visão para a politica.Hoje o Cavaco está onde está, ele foi beber cachaça e Portugal é um país de saloios.Pois só saloios é que permitem que em portugal haja só 2 partidos que governam alternadamente com maiorias absolutas à 20 anos e só Saloios é que podem pensar que a sobrevivência na politica num país de saloios depende da visão ou competência do politico.
    carlos

    ResponderEliminar
  9. Camarada Vasco nós somos o meio-do-tacho e tu és a testa de casso !!!!
    Vivó Portugálio perfundiu tão lindu comes Macata Castanheiro com gerúndio, bibá pita bibá ginjinha quem me dá mais uma pinguinha !!!
    Soraiinha e Salgadinha com o APV (ou o AVC) e O Nico Gordo na Cáli Gâle dasse o bagaço erra mto forte

    ResponderEliminar