Páginas

domingo, maio 27, 2007

A semana horribilis de Sócrates

Sócrates tinha um truque para sobreviver: fazer de morto, não falar, não deixar os ajudantes falarem.
O seu sucesso foi ter estado calado dois meses depois de ter tomado posse.
Quando abriu a boca foi para anunciar o aumento do IVA, o fim das SCUTS e o inicio da destruição do Estado Social. Mas quando o fez já tinha uma almofada de credibilidade costurada no silêncio.

O silêncio é uma das belas artes do sobrevivente português.
Conheço alguns desses mudos. Quando estão em crise calam-se, nunca se sabe o que pensam, o que dizem é feito de uma forma pausada, voz cava, expressão séria. Ou estamos perante um inteligente ou frente a alguém com sentido das responsabilidades. Geralmente estas aventesmas transformam-se em lideres, pouco depois revelam-se uns burocratas medíocres mas já é tarde. O poleiro já foi entretanto ocupado por eles e depois de lá estarem têm daquela cola que cola burocratas ao tecto.

O nosso primeiro, que sabe não ter grandes qualidades de intelectual ou de cultura estruturada, aprendeu a vida na politica e nesta soube pôr-se a jeito para estar no sitio certo na hora certa, logo aprendeu esta máxima: " O que não digo faz parte de mim o que digo torna-se em propriedade dos outros".

Quando o controle pelos bitaiteiros terminou, isto é: quando os seus ministros desataram a falar a coisa começou a complicar-se.

Primeiro foi o inefável ministro da saúde que mais parecia querer deitar abaixo o governo do que fazer parte dele ( agora muito calado, repare-se), agora têm sido outros destruidores do dono.
Mário Lino parece um buldozer a levar tudo á frente. As bocas à margem sul são estúpidas mas a comparação infeliz ( muito infeliz !!!!) do aeroporto na margem sul a um doente com cancro nos pulmões ultrapassa tudo. Esta frase merecia sim a sua demissão.
São nas pequenas frases que muitas vezes apanhamos o carácter de quem as profere.
Mário Lino mostrou ser uma pessoa sem carácter, nem moral, nem ética. Isto é inadmissível num ministro. Ponto final.

Sócrates, isolado, só ( e hoje muito só a dormir no Kremlin!!) parece já não ter mão na boca nos disparates dos ajudantes. A ministra da educação não ajuda, a da cultura prefere andar num camelo no deserto ( ou na margem Sul ?), o da saúde transforma-se no ministro da doença, o da economia abre a boca e sai asneira, até o dinossauro Almeida Santos ajuda à festa com aquela tese peregrina que um aeroporto com pontes é uma ameaça para os terroristas !!!!!!!!!

Pior não sei o que podia ser. A não ser a saída de Costa que vai correr em pista própria e porventura levantar voo mesmo na Portela de Lisboa rumo a primeiro ministro quando Sócrates acabar por tirar o tapete a Cavaco ( esta semana os primeiros sinais de crispação!) e querer aterrar em Belém.

Uma semana horribilis. Cada um dos faits-divers não é importante. Somados já dão uma boa patuscada de asneiras. E em politica não é preciso muito para cair em desgraça. Basta uma má terça-feira de Carnaval. Não é professor Cavaco ?

Vosso,
Luiz Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário