Páginas

quarta-feira, outubro 11, 2006

Fatal mais rápido do que alertas SIC

Deixem-me ser vaidoso: quando postei a notícia abaixo sobre o acidente com o avião em Nova Iorque fui mais rápido do que o serviço de alertas SIC que eu subscrevo. Só passados alguns minutos é que recebi o alerta.

Isto prova que hoje as notícias podem andar muito rápido e até um bloguista sem expressão armado em jornalista(!!) pode dar uma notícia primeiro do que um site com uma estrutura organizada.

O segredo da internet está na agilidade e não na burocracia.
Não estou a dizer que isso aconteça na SIC que tem uma excelente equipa coordenada pelo meu amigo Ricardo Rosa, grande cúmplice multimédia nos projectos Impresa, com quem adorei trabalhar).
O que quero dizer é que é possível dar notícias na net sem grandes redacções. Mas...mas tem de haver sempre uma redacção com cultura net e isso não se pode ir buscar à redacção do papel, apesar de a convergência ter mesmo que existir.

A redacção online é astuta, rápida, imaginativa, um corpo capaz de responder ao minuto, a redacção do papel colabora depois em trabalhos mais aprofundados fazendo a ponte entre as duas edições.
É uma opção discutível, mas há uma coisa de que tenho a certeza: é infalível, sobretudo se partirmos de um patamar onde a redacção tradicional está demasiado presa a métodos de trabalho de há 10 anos.

Outra certeza : é a notícia, a agilidade, a provocação ao leitor, o factor surpresa, que atraem as audiências na net.
Fazer dos leitores uma comunidade de leitores.
Para isso há que envolver a audiência, fazer sentir aos visitors que o site, aquele site onde vão é deles e que eles têm ali o seu quinhão de participação efectiva: comentários, blogues, videos, fotos, jornalismo do cidadão, por aí fora.
Fazer da net um suplemento da edição de papel é mortal.

4 comentários:

  1. Bom, e astuto, post. Por mim afixava-o em qualquer Redacção de Jornal. Como sabemos, todas se transformaram em copuy-pastes da net, sem trabalhar sequer a informação já que agora quase não dão nada em 1º lugar.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Excelente post.

    P.S. Deixei de ter actualizações RSS Feeder do seu blog. Algum motivo em especial?

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que se passa com o RSS feeder, talvez seja porque caí na patetíce de actualizar com o novo upgrade e agora tenho fantasmas nas fontes.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. O Luiz de facto é uma verdadeira máquina!!

    ResponderEliminar