Páginas

segunda-feira, outubro 09, 2006

Che Guevara foi morto há 39 anos


Faz hoje 39 anos que o corpo de Che Guevara foi encontrado na Bolívia ( foto de cima). Acabava assim da forma mais cruel a vida aventureira de um burguês que se dedicou à causa da revolução marxista. A fotografia feita por um fotógrafo anónimo ficou como um dos ícones dos anos sessenta e quase tão emblemática como a imagem de Korda feita durante um comício em Cuba e que eu não consigo entender como conseguiu impôr-se como o ex-libris do herói.

Sempre achei a fotografia banal mas ao ser das poucas feitas naquelas circunstâncias e ao ter sido apanhado aquele olhar altivo e arrogante fez dela o retrato oficial. O local e as circunstâncias fazem muito por uma imagem.

Prefiro de longe a fotografia feita por René Burri ( reproduzida acima) mas na verdade também foi feita depois da outra.

Com a morte anunciada de Fidel- que a Time afirma hoje ter um cancro em fase terminal- é mesmo uma grande época que se encerra.

Não sou comunista mas confesso uma admiração enorme por estes homens. Eles foram o melhor e o pior para o povo, mas também nunca mais haverá política nem revoluções feitas com tanto romantismo, convicção e ideologia.
Vamos ter necessidade desta poesia e fé na coisa pública e na acção política.

2 comentários:

  1. eu acho bem interessanrte a historia de che guevara meu professor me ensinou direitinho!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. che quevara e um cuzam so mais rene barrientos

    ResponderEliminar