Páginas

terça-feira, setembro 12, 2006

Sessão com Maria Elisa

Maria Elisa no estúdio de Pedro Ferreira numa sessão para a Única. Foto Luiz Carvalho

Conheço-a há já muitos anos, cheguei mesmo a colaborar com ela durante o período em que esteve na Gulbenkian, e o reencontro de hoje à tarde para uma sessão de fotografia foi muito estimulante.
Ela deu uma grande entrevista para a ÚNICA e que vai saír no próximo sábado e eu achei que devia ser fotografada por alguém que fosse um mestre do retrato.
Claro que não sou eu.
Falei com o Pedro Ferreira- o mesmo que fez aqueles retratos do Mourinho na última Máxima- depois a Maria Elisa aceitou e lá fomos para Benfica para o estúdio do Pedro.

Confesso que sofri ao ver Maria Elisa a ser fotografada e eu ali a assitir na minha qualidade de editor. Se não fosse ter puxado da minha fiel Ricoh GR e ter feito umas fotos do making-off teria ficado desesperado.

Mas acho que fiz o que devia.
Neste momento a minha missão no jornal é editar e não fotografar. poderei fazê-lo ocasionalmente mas neste momento a minha obsessão é fazer da fotografia do EXPRESSO algo de novo na imprensa portuguesa.

Por isso acabei por não fazer ontem a sessão com a Binoche, foi o Brázio a fazê-lo e muito bem, apesar de confessar uma certa mágoa.

6 comentários:

  1. obssessão ou paixão?

    ResponderEliminar
  2. Felicidades para esta nova etapa Luiz!Que consigas fazer da fotografia, uma secção tão importante como todas as outras dentro de jornal. Faço votos para que o ( bom ) exemplo venha de qualquer lado, mas que venha!E de preferência que contagie outras publicações. Já agora,deixo-te aqui o http://photo-a-trois.blogspot.com/ Passa por lá!Abraço! Ass:Rodrigo Cabrita

    ResponderEliminar
  3. Caro Luiz
    Tão importante como ter uma boa fotografia (e bons textos) é preciso que o jornal chegue a todos... percorri inumeros quiosque e nada, todos os exemplares vendidos. Eu até nem estava muito interessado no DVD, apenas em ver as alterações gráficas, mas não pude.
    E já que fala no Brázio, grandes instantes que ele tem captado para aquela página escrita pelo Micael. Acredite que só pelas fotos que ele faz - estou curioso para ver a lindíssima Binoche - vale a pena os euros de Expresso. Sem desprimor para outros grandes fotógrafos que o semanário tem. Gostava também de ver mais o Jordi...
    Gostava de lhe dar os parabéns pela nova imagem, mas como já disse em cima, não tive a oportunidade de ver as mudanças. Talvez no sábado...

    ResponderEliminar
  4. Fico curioso para ler a entrevista e ver as fotos. :)

    ResponderEliminar
  5. Acho essas duas mulheres fascinantes, cada uma à sua maneira. Só isso leva-me imediatamente a pensar que o 'Expresso' está a ir por um bom caminho (estará a voltar ao bom caminho?). Gosto muito de ver essa «obsessão» ser levada tão a sério, caro Luiz.
    Creia que atitudes como as que decreveu fazem com a admiração a alguém que apenas conheço de fotografias, deste blogue e de crónicas na imprensa escrita, aumente. E, babando, deixe-me dizer que tenho uma Ricoh GR-Digital que me acompanha em todas as horas do dia.

    P. S.: Poderei um dia maçá-lo no sentido de obter umas dicas/opiniões acerca de fotografia analógica (tipos de filme, essencialmente)?

    P. S. 2: E agora vou ver o meu Sporting!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Luiz,

    Muitos muitos parabéns pela humildade e generosidade no "passar da pasta" nestes dois retratos. São raros os editores/fotógrafos capazes dessa façanha.
    As minhas felicidades para o novo "Expresso",

    Susana

    ResponderEliminar