Páginas

domingo, setembro 24, 2006

Casamento sem alianças


Quais são os dias mais importantes da nossa vida ? Quando nasce um filho ? Quando nos casamos ou quando vemos os filhos partirem de casa ?

Estas são algumas das etapas que marcam cada um de nós.

Hoje assisti a um casamento alegre e numeroso em convivas. O ambiente era rural e descontraído, com o cenário de uma quinta ancestral e de uma igreja branca e tipica.

O noivo nervoso, a noiva coquette com as amigas, assumindo o papel de raínha eleita no seu dia especial.

O pai da noiva muito nervoso percebendo que era último dia em que a "sua" filha lhe pertencia. Dificeis os últimos minutos, antes de a levar ao altar.

Igreja cheia, um padre apressado, holofotes dos fotógrafos e flashes.

Na hora do sim e do nó, avança uma criança com uma concha de prata mas lá dentro não estavam as alianças.

Pára a cerimónia. Há risos ao fundo da igreja, a noiva está mais nervosa, o noivo contem-se, o pai da noiva transpira e não encontra as alianças. Era ele o portador.
Olha para o chão, apalpa os bolsos, sai da igreja, há minutos de tensão.

O padre permanece calado, espera. Quando o pai entra de novo traz na mão a caixa de veludo com as alianças.

Respira-se fundo. Segue a cerimónia e o padre diz:" Não são importantes as alianças. Importante é acreditar na benção do casamento!"

Podia logo ter dito, poupava um ataque ao pai e a fúria aos noivos.

Cada um traz consigo as alianças perdidas que acabam sempre por aparecer, nem que seja para fazer de símbolos um sentido que a vida muitas vezes não traz.

1 comentário:

  1. Como ficaram os contadores?...
    Para mim, o casamento ideal é o Português: ele gosta de homens, mas casa com uma mulher, porque fica bem; os três filhos nascidos do matrimónio fazem parte do Património, e têm uma chance, em três, de ter os mesmos gostos e a o mesmo percurso do pai.
    900 anos disto...

    ResponderEliminar